LICENCIATURA

Aluna consegue aprovação de artigo para congresso da área de Informática

Workshop será realizado de 26 a 30 de outubro em Maceió, Alagoas

Publicada em 10/07/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Raquel (centro) comemorou a aprovação do artigo para o evento ao lado dos professores Givanaldo e Pauleany

A aluna de Licenciatura em Informática Anna Raquel Marinho teve seu artigo aprovado ontem (9) para o XXI Workshop de Informática na Escola (WIE), que acontece de 26 a 30 de outubro em Maceió, Alagoas. O evento faz parte do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015).

A partir da vivência, no curso, como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Raquel percebeu algumas mudanças na formação dos licenciandos que podem ajudar a melhorar a experiência do professor, articulando fundamentos teóricos discutidos na licenciatura.

"Tivemos a chance de conhecer os impasses que muitas vezes comprometem o uso dos laboratórios das escolas parceiras do programa, assim como o potencial de utilização desses espaços de aprendizagem. Com isso, foi possível promover práticas pedagógicas e técnicas computacionais que resultassem em uma transformação social desses locais", diagnosticou a estudante.

Uma das autoras do trabalho, a professora Pauleany Simões destacou o papel do PIBID no Campus para a formação de novos professores: "Diante da escassez de licenciados em Informática nas escolas públicas, procuramos através do programa produções acadêmicas que contemplem vivências dos alunos da Licenciatura em três dimensões: ensino, pesquisa e extensão".

O trabalho foi produzido também pelos professores Givanaldo Rocha e Francisco Júnior.

O congresso

O CBIE 2015 é um evento anual que tem por objetivo debater diferentes temas relacionados ao ensino de computação e informática. O workshop é voltado essencialmente a discutir a pesquisa e os desafios sobre a Educação, tendo como premissa a reflexão do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino com vistas à melhoria da qualidade educacional e conta com apresentações de trabalhos científicos, reuniões e debates entre pesquisadores, professores, estudantes de todo o país.