PESQUISA

Aluna de Licenciatura tem artigo aprovado para congresso nacional

Ctrl+E 2017 será realizado entre os dias 18 e 20 de maio na cidade de Mamanguape, Paraíba

Publicada em 11/04/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Jeanne realizou um mapeamento do ensino de algoritmo e lógica dos cursos de licenciatura no Brasil

A aluna de Licenciatura em Informática Jeanne da Silva Barbosa Bulcão teve seu artigo científico aprovado na sexta-feira (7) para o II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017), que acontece de 18 a 20 de maio em Mamanguape, Paraíba. O evento, que será realizado pela segunda vez no Nordeste, possui caráter nacional.

"Significa muito poder participar do Ctrl+E 2017, pois vamos ter chance de dialogar sobre experiências e pesquisas que estimulam o uso de tecnologias para melhorar a educação e, consequentemente, o ensino e a formação de novos professores de Informática", revelou a estudante.

Em sua pesquisa, a partir da vivência no curso, Jeanne analisou inicialmente resultados parciais de um trabalho que trata de um mapeamento do ensino de algoritmo e da lógica computacional em cursos de licenciatura das áreas de Informática e Computação em todo o Brasil. O estudo aponta também as diferentes dimensões dos documentos de cursos e a sua importância para estudos e pesquisas.

O professor Edmilson Campos, responsável por orientar a aluna junto com a professora Keila Cruz, comentou sobre o trabalho. "Esse mapeamento versa sobre a forma como os componentes curriculares dessas disciplinas são ofertados nas matrizes curriculares dos cursos analisados, abordando, sobretudo, aspectos estruturais, tais como carga horária e período da oferta mais comum, conteúdos mais abordados, etc".

O congresso

Organizado pelo Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Ctrl+E busca atrair professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de educação, computação, mídias sociais, design e outras áreas, interessados no uso da tecnologia como apoio ao ensino e à aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, inclusive da própria computação.

O objetivo do evento é fomentar a integração entre pessoas de diferentes formações e interesses  para discutir sobre problemas e soluções relevantes para a educação na era digital. Neste ano, o tema do congresso é "Desafios da Educação na Era Digital: Experiências, Metas e Planos".