Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Mil

Aberto processo seletivo para Curso de Artesã em Bordado à Mão

Inscrições são gratuitas e vão de 9 a 15 de julho. Oferta é de 25 vagas

Publicada por Neiryvan Cruz em 08/07/2025 Atualizada em 8 de Julho de 2025 às 01:36

A Direção-Geral tornou público, nesta terça-feira (8), o Edital nº 47/2025, referente ao processo seletivo para preenchimento da oferta de 25 vagas para o curso de formação inicial e continuada de Artesã em Bordado à Mão, do Programa Mulheres Mil. Do total, uma vaga será reservada a candidatas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Para realizar a inscrição, que é gratuita, entre os dias 9 a 15 de julho, das 14h às 17h, na Coordenação de Extensão do Campus (sala 13), ou das 14h às 16h30, no Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa (Cebe), as candidatas devem atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ser mulher cisgênero, mulher transgênero e/ou travesti, em situação de vulnerabilidade social e econômica, preferencialmente moradora do município de Natal, que pode ou não estar em atendimento por Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades religiosas, associações de bairros ou qualquer outro grupo formal de ajuda às pessoas com situação de vulnerabilidade social;
  • Ter, no período da matrícula, idade mínima de 16 anos;
  • Atender aos requisitos de escolaridade do curso (nível fundamental incompleto); e
  • Residir, preferencialmente, no município de Natal.

No ato de inscrição, as candidatas devem:

  • apresentar documento de identidade e número do CPF. Caso não o possua, pode substituir por qualquer outro documento oficial com foto ou pelo registro de nascimento ou de casamento. Caso seja selecionada, será obrigatório apresentar o número do CPF,
  • entregar:
  1. cópia do comprovante de residência, preferencialmente em nome da candidata;
  2. declaração de renda (anexo II do edital) e seus respectivos documentos;
  3. histórico escolar ou declaração de próprio punho informando o nível de escolaridade exigido (anexo III); e
  4. preencher o Termo de Consentimento LGPD (anexo IV) e Termo de Consentimento de Utilização de Imagem Pessoal (anexo V).

Além disso, as interessadas devem responder ao questionário socioeconômico disponibilizado pelo IFRN, que serve de instrumento para a seleção.

Mulheres Mil

O programa tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. A oferta de cursos de formação continuada (FIC) contribuirá para a promoção da autonomia da mulher e a criação de oportunidades no mercado de trabalho para que consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades.

Acesse:

Palavras-chave:
pronatec vendedora curso mulheres mil extensão

Notícias relacionadas