Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MUSEU DO BRINQUEDO

Um universo lúdico chamado Museu do Brinquedo Popular

Mais de 300 peças fazem parte do acervo

Publicada em 05/09/2013 Atualizada há 1 ano, 8 meses

Abre-se a porta e logo surgem olhares curiosos. Brincar, correr, se divertir. Uma boa distração não tem época, antes, ela atravessa o tempo e as gerações. O Câmpus do IFRN – Cidade Alta oferece à criançada, bem como a comunidade em geral, a oportunidade de viajar através do universo lúdico infantil e a evolução das brincadeiras e brinquedos populares. O Museu do Brinquedo Popular abriga cerca de 300 brinquedos e brincadeiras inventariados em mais de 60 municípios norte-rio-grandenses por uma equipe de pesquisadores do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do IFRN.

Aberto à visitação, o Museu recebe crianças de escolas públicas e privadas durante toda semana. Para a professora Auxiliadora Ferreira, do Cmei Amor de Mãe, o acesso dos alunos à história do brinquedo popular é uma forma de mostra-los a evolução dos brinquedos e brincadeiras, além de apresentar como seus avós, por exemplo, se divertiam. “É gratificante poder estar com eles aqui, não apenas pelos brinquedos, mas pela oportunidade de comparar o antes e o agora”, diz. De acordo com a professora, a visita não se restringe apenas ao atrativo de tirá-los por alguns instantes da sala de aula, mas o aprendizado adquirido é levado ao ambiente escolar e durante a aula estudados. “Nada melhor que o Museu do Brinquedo Popular para conversar com eles sobre cultura”, afirma.

As crianças são conduzidas por orientadoras que ao longo do passeio explicam um pouco da história dos brinquedos e brincadeiras em exposição. Um dos objetivos do Museu é apresentar formas “baratas” de diversão, uma vez que as crianças de hoje se manteem apegadas à brinquedos caros e eletrônicos. No Museu, além de mostrar as peças, as orientadoras explicam como constrir um brinquedo semelhante, como um carrinho de rolimã, por exemplo, que pode ser confeccionado com pedaços de madeira, rolamentos em aço e rodinhas.

Para os pesquisadores, o acervo permite compreender o universo lúdico infantil de diferentes gerações com suas particularidades definidas pelos costumes, espaços físicos, cultura, folclore, memórias e realidades distintas. Para os visitantes, a exposição representa mais do que um despertar da inocência e da imaginação.

Além de distrair as crianças, a visita é uma oportunidade de educá-las quanto à aquisição de material. Os alunos podem aprender que não precisam gastar muito para ter diversão.

AGENDAMENTO

Visitação com guia:
Segunda a sexta, das 9h às 21h 
Sábado (sem guia) até 16h.
Agendamento de grupos:
(84) 4005-0971