PREVENÇÃO
Setor de Saúde realiza Campanha de combate à DST’s
A ação acontecerá ao longo desta terça-feira
Publicada em 10/12/2013 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O Setor de Saúde do Câmpus Cidade Alta estará realizando ao logo desta terça-feira (10), teste gratuito e rápido para diagnosticar a presença do vírus HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Para isso, o Setor conta com a colaboração de agentes da Secretaria Municipal de Saúde para a coleta do material e distribuição de preservativos masculinos e femininos. Além disso, os agentes realizam breves explicações quanto ao uso adequado de métodos anticoncepcionais apresentando, além da camisinha, outras formas de prevenção como o uso do DIU, por exemplo.
A Campanha é alusiva ao último dia 01 de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS e outras DST’s. Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, O Brasil tem 656.701 casos registrados de AIDS, de acordo com o último Boletim Epidemiológico. O Boletim diz, ainda, que atualmente, ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos. A faixa etária em que a AIDS é mais incidente, em ambos os sexos, é a de 25 a 49 anos de idade. Quanto a forma de transmissão, apesar de, hoje, existir variedades de métodos contraceptivos, ainda é através da relação sexual sem proteção.
Os testes estão sendo realizados na sala de Dança do Câmpus. Preservativos e orientação preventiva estão acontecendo no Pátio.