A mostra, dessa vez online, reúne curtas produzidos pelos alunos do curso Técnico em Multimídia ao longo de 2020 e traz novidades.
Ao final de 2019, pouco antes de o mundo mergulhar na pandemia do Coronavírus que perdura até hoje, o IFRN Natal - Cidade Alta realizava a primeira edição do Festival Rotunda de Cinema. O evento recebeu este nome como uma referência à estrutura arquitetônica que servia como oficina para os antigos trens e locomotivas que circulavam pelo Estado do Rio Grande do Norte no século XIX e precisavam de reparos. A rotunda é patrimônio tombado na Unidade Rocas do Campus, que também abriga duas locomotivas, incluindo a catita, que inaugurou a Ponte de Igapó em Natal.
O festival, por sua vez, nasceu com o propósito de divulgar e premiar os curtas-metragens e animações produzidas pelos estudantes do curso Técnico Integrado em Multimídia, bem como promover o acesso à produção audiovisual feita no Instituto e a integração entre os discentes do campus através da exibição pública dos vídeos, acompanhados de performances culturais e palestras de convidados.O festival é resultado da integração de diversas disciplinas técnicas ministradas ao longo do curso. Os organizadores convidaram profissionais do mercado para compor o júri que avaliou e escolheu as melhores produções de cada uma das dez categorias criadas e os vencedores levaram para casa o prêmio Catita de Ouro.
Este ano, assim como todo o processo de ensino-aprendizagem, o Festival (agora Mostra) Rotunda está sendo realizado online e com outras novidades: desta vez os alunos interessados tiveram que realizar as inscrições e enviar seus vídeos através da internet e novas categorias foram criadas, tais como leitura dramática, documentário e vídeo experimental. Também foram abertas votações online para que o júri popular vote em seus vídeos preferidos. O júri com especialistas permanece, assim como na edição de 2019.
Uma das principais mudanças ocasionadas pelo Ensino Remoto Emergencial em 2020 foi a mudança da dinâmica das atividades em grupo, uma vez que os alunos não poderiam trabalhar em conjunto de forma presencial. Acerca desse assunto, a professora Vanessa Trigueiro relatou que foi decidido fazer uma avaliação conjunta com a disciplina de Artes Cênicas de modo a diminuir o volume de trabalho para os alunos que encontravam-se isolados em casa. Dessa união, surgiu a atividade de leitura dramática onde cada estudante fez um monólogo de um roteiro feito por ele diretamente para uma câmera, utilizando, também o equipamento como recurso narrativo através da escolha dos melhores ângulos, enquadramentos e movimentos de câmera.
Os professores das disciplinas relacionadas à Mostra Rotunda tiveram que adaptar as atividades à nova realidade dos discentes devido a limitações de software e hardware, assim como a impossibilidade de sair de casa por conta do isolamento social. Todas as atividades demandadas foram elaboradas como um processo de construção visando o material final, no caso, o vídeo.
A professora Rafaela Bernardazzi afirma que, considerando a realidade dos alunos que envolve não apenas limitações técnicas como questões de pressão psicológica, os resultados obtidos foram maravilhosos. Alguns documentários e leituras dramáticas surpreenderam ao ir mais além do esperado, trabalhando outros aspectos da linguagem audiovisual envolvendo até a escolha de figurino e cenário, complementa Vanessa.
Em relação às disciplinas de Animação, o professor Fellipe Câmara argumentou que os alunos ficaram apreensivos acerca dos projetos, uma vez que o processo de animação digital está estreitamente vinculado ao uso de softwares e equipamentos capazes de renderizar os vídeos. No entanto, optou-se por flexibilizar o uso dos programas, dando ênfase à criatividade do roteiro e originalidade da direção de arte, deixando para os alunos a escolha da técnica de animação que lhes fosse mais familiar e acessível. Dentre os resultados obtidos, há vídeos produzidos em 3D, 2D, pixilation e animação de recortes.
A decisão pela mostra virtual veio da necessidade apontada pelos alunos de terem acesso aos resultados obtidos pelos colegas de outras turmas em disciplinas distintas. Você pode assistir aos vídeos da Mostra Rotunda 2021 e participar do júri popular
aqui.