unidade rocas
Restauração da antiga Refesa nas Rocas já foi iniciada
Instalações que abrigaram a Rotunda (oficina de trens) será restaurada e abrigará unidade do Campus Cidade Alta
Publicada em 16/01/2013 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Há aproximadamente duas semanas a PS Engenharia, construtora especializada em restauro e conservação de prédios e responsável pelo projeto de restauração da antiga Rotunda, localizada no bairro das Rocas, está trabalhando nas estruturas aonde funcionavam as oficinas de recuperação de locomotivas e vagões da Refesa - Rede Ferroviária Federal S.A. - e que dará lugar, inicialmente, a nova unidade do Campus Cidade Alta.
Durante os próximos meses, a empresa irá restaurar toda a cobertura e paredes das oficinas de trem e dos galpões da edificação. "Todas as telhas estão sendo retiradas com cuidado, lavadas e a estrutura será reforçada para colocá-las novamente", afirmou o diretor do Campus Cidade Alta, Lerson Maia.
Segundo o diretor, assim como o prédio do Liceu das Artes, tudo será preservado, os trilhos de trem serão mantidos e cruzarão algumas salas de aulas. Lerson adiantou que serão investidos cerca de R$ 6 milhões, verba vinda do Ministério da Educação, para colocar a unidade das Rocas em funcionamento. "A previsão é que em seis meses as obras de restauração estejam concluídas. Acreditamos que a presença do Instituto dará nova vida aos bairros das Rocas, Santos Reis e Brasília Teimosa".
Além da importância de preservar a arquitetura, a história e memória da cidade também serão prestigiadas com a criação do Museu do Trem de Natal. A inauguração do novo campus está prevista para o primeiro semestre de 2014.