Arte inclusiva

Projeto Casa Amarela promove exposição na Semana de Luta Antimanicomial

O evento busca apresentar os trabalhos dos alunos do curso de Expressão Criativa

Publicada em 19/05/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Durante a Semana de Luta Manicomial o IFRN Cidade Alta promove até amanhã (20) uma exposição com a produção artística dos participantes do Projeto Casa Amarela. O evento apresenta os trabalhos desenvolvidos junto aos usuários de serviço de saúde mental.

Durante a semana de exposição os alunos podem compartilhar com a comunidade suas perspectivas através de sua expressão artistica. O Projeto Casa Amarela, realizando há quatro anos no IFRN, desenvolve atividades e oficinas artísticas gratuitas à toda comunidade, visando estimular a reflexão e  o acesso ao conhecimento artístico.

O Movimento da Luta Antimanicomial defende os direitos das pessoas com sofrimento mental. Um dos principais focos é o combate à ideia de isolamento dessas pessoas  limitando sua cidadania.

Segundo a corrdenadora Maria das Graças Abrantes o projeto Casa Amarela possibilita aos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)  realizar atividades de socialização e de expressão através da arte. Catiane Galvão é uma das participantes do projeto, para ela as atividades do curso tem estimulado sua expressão artistica, "ter contato com outras técnicas me possibilitou falar ao mundo sobre meu transtorno através da arte".

A programação da Semana de Luta Antimanicomial se encerra nessa sexta-feira (22), às 15h, com evento na Praça Civica no bairro de Petrópolis,  unindo familiares, profissionais de saúde e usuários do CAPS.

O curso de Expressão Criativa é gratuito e aberto a comunidade.  Os interessados podem procurar a professora Maria das Graças no IFRN Cidade Alta, sempre às segundas e terças-feiras.