Catálogo

Projeto integrador leva alunos para além dos muros da escola

A proposta visa apresentar recortes e minúcias da cidade do Natal

Publicada em 29/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Vanessa Paula Trigueiro

Professores do IFRN Cidade Alta encontraram uma maneira de aliar a interdisciplinaridade com a formação cidadã. Eles levaram os alunos do Técnico Integrado em Multimídia para além dos muros da escola, com o objetivo de conhecer e retratar os bairros que compõem o Centro Histórico da cidade. A atividade visa a produção um catálogo etnográfico que apresente em fotos e textos recortes e minucias da cidade do Natal.

O projeto está em sua segunda fase e engloba as disciplinas de fotografia, design, semiótica, sociologia, informática, português e inglês. Os alunos primeiramente visitaram os bairros do Alecrim, Cidade Alta, Rocas e Ribeira, onde lançaram um novo olhar sobre a região.

Para a professora Vanessa Moura, essa tem sido uma ótima experiência não só educacional, mas também social. Segundo ela os estudantes conversaram com os moradores e puderam conhecer várias histórias como a de sapateiros e costureiros que trabalham no Alecrim há mais de 30 anos. Os alunos perceberam não só o comércio de rua, mas toda uma tradição de trabalho manual além da importância de locais como o cemitério do bairro. Na Cidade Alta e Ribeira eles perceberam o perfil comercial da região e os marcos históricos. “Além disso, eles vivenciaram nas Rocas não a violência amplamente divulgada, mas um bairro residencial onde as crianças brincam nas ruas e que possui a riqueza cultural das escolas de samba”, conclui a professora.

Após reconhecerem a cidade, os alunos agora estão catalogando as fotos e vídeos. Acompanhados dos professores de sociologia e língua portuguesa, eles também se dedicam a elaboração dos textos que apresentarão suas impressões sobre a região central da cidade.

Embora ainda não tenha data definida para o lançamento do catálogo, a expectativa é de produzir um trabalho de qualidade voltado para a mídia impressa e digital. Além do conteúdo produzido pelos alunos, os professores planejam a produção de artigos científicos para apresentar os resultados dessa iniciativa aos pesquisadores em educação.