Projeto de intervenção semiótica busca sanar maus hábitos

O projeto é realizado pelos alunos do Técnico Integrado em Multimídia

Publicada em 26/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Todo mundo já passou por problemas com má sinalização ou já viu avisos sendo desrespeitados. Procurando resolver esses problemas a professora Silvia Matos e os alunos do Técnico Integrado em Multimídia resolveram levar a disciplina de Semiótica Aplicada para além da teoria.

Junto aos alunos, ela percebeu a dificuldades como a falta de silêncio na biblioteca e na sala de estudos, falta de sinalização na brinquedoteca e nos banheiros. Um dos grupos de alunos, percebeu que o problema de mal cheiro no banheiro masculino era causado por urinarem fora do vaso sanitário. A proposta apresentada foi sinalizar os banheiros de uma forma divertida, com um ponto desenhado dentro dos vasos e um cartaz que diz "vá direto ao ponto". A intervenção surtiu efeito e foi percebida por toda a comunidade acadêmica.

Um outro exemplo percebido foi o uso excessivo de copos descartáveis. Para diminuir o desperdício os alunos fizeram uma placa com um personagem em formato de copo pedindo para ser adotado. Já na biblioteca, para chamar a atenção dos conversadores, o desenho de três macacos mostra que no ambiente não se deve falar ou ouvir, apenas ler.

Segundo a professora Silvia, os alunos vivenciaram o processo de design do começo ao fim e tiveram a possibilidade de ver o produto deles implantado. “Isso mostra ao público o que eles aprendem no curso”. O projeto terá continuidade nas próximas turmas, “o foco será o ambiente do Campus Cidade Alta, mas nada impede de levar as idéias para fora do Campus”.

Integrado em Multimídia

O curso técnico integrado em Multimídia é oferecido desde 2013 no IFRN Cidade Alta O objetivo é formar profissionais com habilidades e competências para aplicar a produção gráfica e áudio visual em meios eletrônicos. As seleção de novos alunos se dá através de exame de seleção realizado anualmente.