Celebração
Produtor cultural Dorian Lima ganha homenagem do IFRN no dia em que completaria 61 anos
Homenagem lembrou e celebrou a vida e o legado de Dorian Lima
Publicada por Maria Macedo em 06/09/2023 ― Atualizada há 1 ano, 2 meses
No dia em que completaria 61 anos, 4 de setembro, o Produtor Cultural e artista Dorian Lima, foi homenageado com o evento "Dorian Lima: artista e produtor cultural", que aconteceu na Unidade Rocas do Campus Natal-Cidade Alta/IFRN. A homenagem lembrou e celebrou a vida e o legado de Dorian Lima, além da inauguração da Sala Dorian Lima, onde atua a coordenação do curso de Produção Cultural.
A programação do evento incluiu bate-papos e uma exposição sobre os projetos e produções artísticas de Dorian Lima. Várias personalidades participaram, compartilhando suas experiências e lembranças do Produtor Cultural. Dácio Galvão, Presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes e acadêmico da Academia Norte-rio-grandense de Letras, destacou que Dorian Lima foi uma figura notável da cultura potiguar. “Sua contribuição foi inestimável, e esta homenagem é mais do que merecida".
Manoel Onofre Jr., escritor e acadêmico da Academia Norte-rio-grandense de Letras, lamentou não ter tido a oportunidade de conviver mais de perto com Lima. "Ele foi um grande poeta do estado. Sempre que tinha a oportunidade de vê-lo, me parecia uma pessoa do bem e extremamente interessada em promover a cultura da nossa terra”.
Raquel Lucena, produtora cultural, e Thiago Gonzaga, escritor e editor da revista da Academia Norte-rio-grandense de Letras, compartilharam histórias e experiências pessoais relacionadas a Dorian. Mary Land Brito, professora do Curso de Produção Cultural e Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, expressou seu apreço por Dorian e sua dedicação à cultura local durante a homenagem.
Logo após a mesa de abertura, os presentes foram convidados a se dirigir à nova sala de coordenação do curso de Produção Cultural do Campus, preenchida com cartazes, referências e exposição de obras do artista. "Para nós do Campus Centro Histórico é uma honra homenagear Dorian, que tanto representou e representa para nós, como pudemos perceber ao ouvir os depoimentos dos participantes convidados no início do evento. Dorian também foi meu aluno e logo que entrou no curso, chamou bastante atenção pelo seu jeito especial de ser. Ele será sempre lembrado e mantido vivo no meio de nós”. Comentou o diretor do Campus, Ayres Nogueira.
Ainda durante a inauguração da sala, Alda Macêdo, esposa de Dorian Lima, compartilhou seu sentimento de gratidão. "Dorian tinha esse conhecimento da prática da convivência dos anos 80, 90 e 2000, tanto na música quanto na literatura e poesia, ele viveu a vida que gostaria de ter vivido, porque ele fazia o que tanto amava". Ao som de aplausos, a família de Dorian ficou encarregada de revelar a placa fixada na sala da coordenação, que agora leva o nome de "Sala Dorian Lima".
- Palavras-chave:
- Homenagem Celebração Produção Cultural Dorian Lima