políticas sociais

IFRN Cidade Alta sedia III Seminário Potiguar da População em Situação de Rua

A programação inclui palestras, minicursos e mesas-redondas

Publicada em 04/11/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Acontece de 9 a 11 de novembro, no IFRN Cidade Alta o III Seminário Potiguar da População em Situação de Rua. Com o tema, "Fortalecendo Vozes e Afirmando Direitos", o evento tem como objetivo discutir as políticas sociais destinadas à população em situação de rua no estado.

A programação conta com com palestras, minicursos e mesas-redondas e vai reunir gestores, profissionais, estudantes e pessoas em situação de rua para discutir entre outras questões, as violações de direitos humanos e seus enfrentamentos.

O seminário é organizado pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH/UFRN), em parceria com o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR-RN), IFRN, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Conselho Regional de Psicologia (CRP-17), Ministério da Saúde, Governo do Estado dedo RN. As inscrições podem ser feitas no linkou presencialmente. Outras informações podem ser acessadas na página do evento no facebook.

Confira a programação:

Segunda – Feira (09/11/2015)

08h00 – Credenciamento e entrega do material;

09h30 – Oficina: “Principais Agravos Referentes á Saúde da População em Situação de Rua”. Ministrantes: Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Rio Grande do Norte – SUVIGE/ Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

12h00 – Almoço;

14h00 – Oficina: “Redução de Danos e Educação Popular”. Ministrantes: Antônio Martins da Silva Filho e Movimento Nacional da População em Situação de Rua (a definir).

17h00 – Lançamento da Exposição Fotográfica da População em Situação de Rua;

18h00 – Encerramento e Cooff- Break.

Terça – Feira (10/11/2015)

09h00 – Mesa de abertura e acolhida ao evento;

10h30 – Conferência de Abertura: “Criminalização dos Movimentos Sociais e Luta por Justiça”. Coordenação da Mesa: Representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Conferencista Convidado: Representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST);

11h00 – Debate;

12h00 – Almoço;

14h00 – Mesa: “Diálogos entre a Saúde e a Assistência Social para o fortalecimento do atendimento à População em Situação de Rua”. Coordenação da Mesa: Representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

a) Representante do Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil;

b) Representante da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN);

c) Representante da Secretaria Estadual de Assistência Social (SETHAS);

d) Representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS);

e) Representante da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS).

16h00 – Cine – Rua Debate: Mostra de documentários sobre População em Situação de Rua e debate sobre os mesmos;

18h00 – Encerramento e Cooff- Break.

Quarta – Feira (11/11/2015)

09h00 – Mesa: “Direitos Humanos e População em Situação de Rua”. Coordenação da Mesa: Representante do Centro de Referência em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (CRDH/RN).

Debatedores:

a) Representante da Coordenação Nacional do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR);

b) Representante do Ciampi-Rua;

c) Representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania do Rio Grande do Norte COEDHUCI/RN.

10h30 – Debate;

12h00 – Almoço;

14h00 – Mesa: “Contexto local de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua”. Coordenação da Mesa: Movimento da População em Situação de Rua.

a) Representante da Secretaria Estadual de Saúde;

b) Representante da Secretaria Estadual de Assistência Social;

c) Representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública;

d) Representante da Secretaria Municipal de Saúde;

e) Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social;

f) Representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública;

g) Representante do Fórum Potiguar da População em Situação de Rua;

16h00 – Momento de adesão do Estado do Rio Grande do Norte á Política Nacional de População em Situação de Rua;

a) Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República;

b) Governo do Estado do Rio Grande do Norte;