Empreendedorismo

O desafio de pivotar

O projeto "Pivotando sua Vida" busca evidências da necessidade de educação matemática para jovens empreendedores

Publicada em 08/11/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Entre os recursos utilizados na pesquisa, o modelo de ensino MOOC se mostrou efetivo como método de ensino

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte constatou que jovens do século 21 têm interesse em cursos relacionados ao empreendedorismo. Levando em conta os altos índices de desemprego no Brasil acarretados pela pandemia de Coronavírus, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais se juntaram a jovens de baixa renda para investigar a deficiência da educação financeira no ensino público.

A pesquisa, desenvolvida por Fellipe Câmara, Alex Alves de Medeiros, Carlos Vinicius Rodrigues Silva, Priscilla Fontenele Arnulf de Oliveira e Silvano Pereira Novaes, se baseou na aplicação de um curso gratuito no modelo de Massive Online Open Course (MOOC) para jovens empreendedores entre 18 e 24 anos, com a proposta de instruir os alunos para o início de sua jornada no mercado de trabalho, ou para aqueles que pensam em abrir um negócio futuramente.

“No âmbito do empreendedorismo, há, basicamente, dois tipos de empreendedores: o que inicia um negócio por oportunidade e o que inicia um negócio por necessidade”, comenta o professor e pesquisador, Fellipe Câmara, “Uma Educação Empreendedora adequada trabalha competências que ajudam o aprendiz a transformar ideias em produtos eficientes, gerando modelos de negócios duradouros. Pensando nisso, nossa pesquisa focou no público que está correndo contra o tempo na busca por ganhos financeiros que complementam a renda familiar, em uma espécie de empreendedorismo por necessidade emergencial”.

Pivotando sua Vida

O curso desenvolvido na pesquisa recebeu o título "Pivotando sua vida", remetendo ao termo ‘pivotar’ que, no ambiente empreendedor, significa direcionar o negócio para outro rumo, testando novos horizontes. Visando uma formação dinâmica, o MOOC foi idealizado com foco nos principais tópicos relacionados à administração financeira de uma empresa, com uma linguagem de fácil compreensão e a utilização de recursos multimidiáticos. Assim, os 6 módulos do curso tiveram aspectos da gestão financeira de um empreendimento: custos fixos, custos variáveis, precificação, faturamento, lucro e prejuízo, habilitando os estudantes em temas que, geralmente, não são abordados na educação básica.

Por conta do curto tempo de produção, a equipe de pesquisadores não conseguiu desenvolver 100% do planejamento de aprendizagem. Ainda assim, os recursos aplicados na plataforma foram apreciados pelos estudantes que avaliaram o protótipo como uma experiência dinâmica e diferente do que se tem em sala de aula. O curso está disponível para ser acessado através de uma página criada no Google Sites.

Negócio do futuro

Através da coleta de feedbacks do curso MOOC via Google Formulários, os pesquisadores identificaram que o trabalho informal ou sem direitos trabalhistas é a realidade da maioria dos jovens que participantes. “Muitos estão desempregados e não encontram oportunidades e a estabilidade necessária para investir em um empreendimento”, informa a pesquisa.

Ao serem questionados sobre a pretensão de abrir um negócio antes do curso, metade dos alunos haviam declarado a não  pretensão de abrir negócios, enquanto 33% disseram que estavam avaliando a possibilidade, já 16,7% responderam que sim, totalizando os outros 50%. “A busca por conhecimento esbarra nas poucas oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, mas, mesmo assim, o público alvo da pesquisa ainda percebe a necessidade de qualificação para superação das adversidades de um cenário socioeconômico cada vez mais caótico”, conclui a pesquisa.

Segundo o professor Fellipe Câmara, a pesquisa deixou evidente que os conteúdos do curso possuem grande relevância para suas formações. “Apesar de básico, esse conteúdo é de grande valia para evitar que pessoas com déficit financeiro tenham ainda mais prejuízos na tentativa de iniciar um pequeno negócio próprio”, comenta. “Inclusive, os participantes do projeto ainda sinalizaram o interesse por jogos e quizzes. Ainda segundo a pesquisa, o uso do Google Sites para a criação de um MOOC, bem como os recursos utilizados na implementação, pode ser facilmente adotado por professores de matemática e empreendedorismo que desejam inovar entregando experiências didáticas alinhadas ao perfil dos estudantes.

Pivotando vidas: matemática objetiva como parte da formação empreendedora de jovens de baixa renda

extensao
pesquisa