Museu do Brinquedo Popular recebe visitas técnicas

Os grupos reúnem interessados em conhecer a evolução dos brinquedos e brincadeiras

Publicada em 03/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Além de atrair a atenção de moradores e turistas interessados em reviver um pouco da infância, o Museu do Brinquedo Popular é também um espaço para a pesquisa.  Um exemplo disso são as visitas técnicas, realizadas há três anos, pelos alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A professora  Zelia Porto que organiza as visitas dos alunos da UFPE, vê a atividade não só como de natureza acadêmica, mas também cultural. “Os alunos já estudam na disciplina questões ligadas à ludicidade, sobre a história do brinquedos e a evolução das brincadeiras, mas aqui eles tem uma experiência pratica de vivência e contato com os brinquedos”, afirma a professora que também aponta a visita como uma forma de estimular a produção dos alunos, “Eles saem cheios de ideias para a elaboração de seus TCCs e Planos de Aula.”

Além da visita dos alunos da UFPE o museu do Brinquedo recebe regularmente a visita de diversas universidades e faculdades da rede pública e privada do estado como a UFRN, UNP, UNIRN e UVA, com pesquisas nas áreas de pedagogia e história.

Para o professor Lerson Fernando Maia, diretor geral do IFRN Cidade Alta, as visitas técnicas tem como objetivo proporcionar aos estudantes e pesquisadores o contato direto com seu objeto de estudo, o que contribui para uma visão mais ampla dos conceitos de ludicidade, aprendizado e desse modo para sua formação.

Agendamento de visitas

O Museu do Brinquedo Popular abriga cerca de 300 brinquedos e brincadeiras catalogados em mais de 40 municípios potiguares por uma equipe de pesquisadores do Curso de Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida do IFRN. O agendamento de grupos visitantes pode ser feito pelo telefone (84) 4005-0971. As visitas são guiadas e realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h  e no sábado (sem guia) até 16h.