EXPOSIÇÃO Múltiplos Saberes, Nossa Identidade
Escola para jovens e adultos de Porto Alegre (RS) expõe obras no IFRN Cidade Alta com a proposta de refletir os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente
Publicada em 31/10/2011 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Areflexão sobre os efeitos da ação do homem e sua relação com a natureza, e ouso consciente de recursos não renováveis, resultou na exposição Múltiplos Saberes, Nossa Identidade – DoFragmento à Unidade, que permanecerá durante uma semana, entre os dias 03 e11 de novembro, na Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta.
Oprojeto é desenvolvido pela professora Carla Balena, nas aulas de Artes doCentro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, na cidade de PortoAlegre (RS). A instituição trabalha com a Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Estudantescom faixa etária entre 18 e 89 anos, em processo de alfabetização, confeccionammosaicos com pedriscos coloridos sobre círculos de MDF, que representam osquatro elementos da natureza, denominado por eles de Rodas da Terra, do Fogo,da Água e do Ar e a Roda das Energias. Esta última representa as energias doplaneta que impulsionam o movimento das demais rodas.
Segundoa professora Carla, o método da Educação de Jovens e Adultos aplicado naescola, procura resgatar os saberes adquiridos ao longo da vida e organizá-losde forma que os estudantes possam melhor compreender o mundo que os cerca e asi mesmos, justificando, portanto, o nome da exposição.
“Aideia era produzir obras de arte com materiais simples, baratos, reciclados eque dessem significado as reflexões escolares a respeito da natureza, dasagressões ao meio-ambiente causadas pelo ser humano e do uso consciente dosrecursos não renováveis”, completa Carla.
Alémdas Rodas, foram criadas três silhuetas humanas de mosaico em tamanho natural,representando as discussões acerca do meio ambiente e ao mundo que nos cerca.Há ainda 20 quadros individuais que retratam as visões particulares dosestudantes sobre cada um dos quatro elementos da natureza.
Aexposição conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeiturade Porto Alegre, que enviará a Natal, além da coordenadora do projeto, trêsestudantes e outras duas professoras da escola. Durante a estadia de uma semanana cidade, o grupo pretende visitar escolas de Natal que aplicam a arte noprocesso de Educação de Jovens e Adultos.
Aabertura da exposição Múltiplos Saberes,Nossa Identidade – Do Fragmento à Unidade será dia 03 de novembro, às18h30, no IFRN Cidade Alta, localizado na avenida Rio Branco, 743, Centro. Acuradoria é de Mara Mattos e de Carla Balena e a produção é de JonathanFrancioli. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
AS OBRAS
Roda da Terra – representao solo, a base de toda a vida. Recebeu a composição de EVA, subproduto dopetróleo, que por sua vez repousa nas veias interiores do planeta; dospedriscos, que representam todo o minério e as rochas que existem no chão e debolhas de vidro em forma de flores, representando a vegetação que recobre aTerra.
Roda do Fogo – alémdo próprio elemento, representa a centelha divina do homem e suas criações,pois devasta ou beneficia segundo o uso que dele se faz. O material usado forampedriscos e bolhas de vidro, que como sabemos é feito de areia e fogo.
Roda da Água – representaa origem de toda a vida no planeta e recebeu além das pedras, areia colorida evidro para representar a liquidez das formas.
Roda do Ar – érepresentada em pedriscos coloridos pela Rosa dos Ventos que giram em todas asdireções, levando em um sopro de vida e movimento, os gases que abastecem ospulmões de todos os seres deste planeta.
Roda das Energias – écomposta por pedriscos de várias cores e é a que faz todas as outras rodas girareme seguirem em frente. Movimento é a lei do planeta, pois não há como serenovar se houver estagnação. Para a Vida, é imprescindível que as energiasestejam em constante movimento.
Serviço
O quê: Vernissage “Múltiplos Saberes, NossaIdentidade – Do Fragmento à Unidade”
Quando: 03 de novembro de 2011, às 18h30.
Onde: Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta – Av. RioBranco, 743 – Centro
Visitação: 03 a 11 de novembro de 2011, segunda asexta-feira, das 9h às 20h
Informações: Jonathan Francioli | 4005-0974;
Carla Balena | (51) 8161-1965
Mara Mattos (84) 9101-1133