Que comecem os jogos

Intercal 2023 dá a largada às atividades no Campus

Evento esportivo e de lazer se estende até 18 de junho, na unidade Rocas do Campus

Publicada por Maria Macedo em 15/06/2023 Atualizada há 1 ano

Começam hoje, dia 15 de junho, as atividades do Intercal IFRN, um dos eventos mais aguardados do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN (Unidade Rocas). O evento esportivo, que se estende até o dia 18 de junho, tem como objetivo proporcionar momentos de ludicidade, lazer e prática esportiva aos participantes.

Para este ano, a comunidade escolheu o tema "Lazer, Esporte e Inclusão Social", com 45,1% dos votos. Segundo a organização, essa escolha reflete o interesse de todo o Campus em discutir e promover iniciativas que estimulem a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer, em conjunto com a inclusão social.

“Nos jogos e no festival de lazer, foram tomados cuidados para promover a inclusão, organizando equipes mistas, proporcionando acesso aos portadores de deficiência no festival de lazer e contando com intérpretes de Libras para participarem ativamente nas atividades, oferecendo suporte. Além disso, dois alunos com deficiência terão a honra de levar a tocha olímpica”, explica a professora Sônia Maia.

Dentre as modalidades esportivas que serão disputadas, destacam-se o Basquete 3x3, Futsal, Handebol, Queimada e Vôlei. Todas as modalidades serão disputadas de forma competitiva, premiando os vencedores com medalhas de ouro, prata e bronze. Além das competições, o Intercal oferece cinco festivais de lazer abertos a todos os presentes. Esses festivais incluem atividades como dança, jogos de tabuleiro, karaokê, capoeira e jogos recreativos.

5ª edição pós-pandemia

A equipe organizadora do evento divulgou nas redes sociais que o “O 5º Intercal 2023 promete ser um evento inesquecível, onde mentes curiosas se reúnem para expandir horizontes e celebrar a jornada do conhecimento, unindo-o à prática do lazer e esporte”.

João Targino, é estudante de Gestão Desportiva e de Lazer e atua como coordenador geral desta quinta edição do evento junto de outros estudantes e docentes. Formado em Técnico em Lazer também pelo IFRN, João presenciou o Intercal nos anos 2018 e 2019, últimas edições ocorridas no Campus antes do período da pandemia, que induziu as escolas a parar com as atividades presenciais.

Agora, na quinta edição e a volta ao presencial, João retorna ao Campus com uma nova perspectiva sobre o evento. “Depois de um período de três anos sem o Intercal, teremos um momento único de socialização dos estudantes na perspectiva do esporte, da qualidade de vida, lazer, do bem-estar e do lúdico. O Intercal desperta algo novo e cria conexões entre os participantes" explica João.

Ainda segundo ele, o grande diferencial do Intercal é a capacidade de promover integração entre os estudantes do Campus. “Todos os cursos do Campus estão diretamente ligados e desenvolvem algo para o evento, atuando profissionalmente nesse processo de formação”, completa.

IFRN
Jogos