PRONATEC

Inscrições do Pronatec movimentam manhã no Câmpus

As pré - inscrições vão até o dia 21 de agosto, quarta-feira

Publicada em 19/08/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Câmpus do IFRN – Cidade Alta amanheceu movimentado e cheio de expectativas nesta segunda-feira (19).  Centenas de pessoas saíram cedo do aconchego de seus lares em busca de uma oportunidade de continuarem seus estudos e, assim, conseguirem qualificação profissional através do Pronatec.

Renata do Nascimento Silva, 23 anos, não se incomodou com o tempo de espera, de pé, debaixo do forte sol que já iluminava o céu às 7h desta manhã. “Fiquei sabendo dos cursos, tive curiosidade e de uma hora pra outra tomei a decisão de me inscrever”, diz. A jovem, que escolheu o curso de camareira, acredita que através do Pronatec terá oportunidade de crescer profissionalmente. “Espero ter uma boa qualificação para conseguir ter uma vida melhor”, acrescenta.

Criado pelo Governo Federal, em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido em uma parceria do Governo Estadual com o Governo Federal, IFRN, SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e a UFRN, tem por objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Programa oferece oportunidade à jovens e adultos de continuarem os seus estudos e ainda obter qualificação profissional através de cursos técnicos que são ofertados.

Assim como a jovem Renata, muitas outras pessoas poderão, até o dia 21 de agosto, escolher o curso que deseja frequentar e fazer sua pré - inscrição. Vale lembrar que os requisitos mínimos para a realização das pré - inscrições são: Morar em Natal, ter no mínimo 16 anos completos (nesse caso o aluno deverá comparecer acompanhado do pai, ou responsável), preencher a escolaridade mínima (ver na tabela de cursos), possuir NIS - Nº de Inscrição Social. (OBS.: Especificamente para o Curso de Assistente em Produção Cultural poderá ser utilizado o PIS).