MELHORIAS

IFRN adota mudanças em sua rede sem fio

As ações incorporadas servem para dar mais segurança, velocidade e facilidade na conexão wifi

Publicada em 12/11/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Quem acessa a internet no Campus já deve ter percebido as mudanças no wifi. Agora, alunos e servidores podem se conectar através da rede "eduroam" (education roaming), serviço de acesso sem fio mais seguro.

Para acessá-la, os servidores e alunos devem usar sua matrícula. Já para os prestadores de serviços vale o número do CPF. Assim, na tela de autenticação, basta utilizar a matrícula ou CPF seguido de @ifrn.edu.br no campo "identidade".

Por exemplo, supondo que sua matrícula seja 1234567, digite 1234567@ifrn.edu.br como identificação de usuário e, na mesma tela, utilizar a senha dos serviços de rede do Instituto.

Essas mudanças foram adotadas como requisito do novo Marco Civil da Internet, que exige que instituições que disponibilizam wifi identifiquem seus usuários e guardem seus históricos de navegação.

Além disso, com a atualização a rede se tornará mais abrangente, veloz e de fácil conexão.