Guaraci Gabriel fará intervenção no pátio do campus

Ação faz parte das comemorações de aniversário do Instituto

Publicada em 17/09/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Guaraci Gabriel - Guerra e Paz de 1998

O artista visual Guaraci Gabriel, fará uma intervenção ambiental no pátio do IFRN Cidade Alta, na próxima segunda-feira (24). A obra denominada Primavera no Jardim das Delícias é inspirada no quadro do contemporâneo Bosch, artista no qual Guaraci carrega muitas influências.

O painel de 3,30m por 1,70m, que ficará exposto no pátio do Câmpus durante 15 dias, retrata o paraíso, purgatório e inferno. Além disso, a instalação será composta com parabólicas brotando do chão, com imagens de animais formando o rosto de personalidades históricas.

Na abertura da instalação, que também será abertura da comemoração dos três anos do Câmpus e 103 do Instituto, Guaraci fará a performance que realizou em Cuba, em sua passagem pela Bienal de Havana.

GUARACI GABRIEL

É um artista reconhecido mundialmente. Já participou de quatro bienais internacionais, e países como Cuba, França e Áustria já conhecem o seu trabalho. A instalação Guerra e Paz, por exemplo, de 1998, consta no Guiness Book como a maior escultura já feita em material reciclado no mundo inteiro. Ele usou materiais como destroços de aeronaves caças F5, 1 caldeira, tubos de ferro e ossos.

A base técnica para a elaboração dos seus trabalhos ele traz do curso de Edificações, feito na antiga ETFRN, atual IFRN. Ele conta que os primeiros passos ainda como pintor foram dados a partir das aulas com o saudoso Thomé Filgueira. "Comecei pintando, até chegar à alçada de artista visual, um termo que explica melhor meu trabalho, já que o que faço são variações em cima de imagens", diz ele.

Leia mais sobre o artista.