dia do estudante
Gestão do Campus emite 'Nota de Repúdio' às agressões sofridas por estudantes
O protesto acontecia na Reitoria de forma pacífica
Publicada em 12/08/2020 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Nos últimos meses, vivemos situações de absurdo e que não se esperava dentro da instituição, principalmente, por termos, nela, uma "casa de educação". Nesta terça-feira, 11 de agosto, Dia do Estudante, experienciamos um misto de tristeza e revolta com as agressões sofridas por estudantes (alguns deles do nosso Campus) na sede da reitoria do IFRN, durante o ato de protesto em busca por respostas sobre condições para o retorno das aulas.
Diante das injustiças sofridas pelos estudantes, a gestão do Campus Natal - Cidade Alta emitiu nota de repúdio e apoio àqueles que, no seu dia, foram impedidos de exercer seu direito de lutar por condições justas e igualitárias de ensino. A nota destaca, ainda, o atentado a servidores que lá estiveram.
NOTA DE REPÚDIO
(Paulo Freire, 2009)
A Direção do Campus Natal - Cidade Alta do IFRN vem manifestar seu repúdio às ações autoritárias ocorridas na reitoria contra estudantes do IFRN em pleno dia 11 de agosto, Dia do Estudante. Expressamos todo nosso apoio ao movimento estudantil que de modo corajoso tem realizado resistência e lutado pela democracia institucional. Sentimo-nos orgulhosos pelos estudantes desta casa e prestamos toda nossa solidariedade em especial às estudantes do nosso campus que fazem parte da diretoria do Grêmio Estudantil Presidente Café Filho, que estavam na reitoria e sofreram os ataques na tarde deste dia. Solidarizamo-nos também aos servidores do Campus que foram à reitoria, com o intuito de apoiar e proteger os estudantes, em especial ao servidor Shilton Roque, que sofreu um atropelamento na ocasião.
Seguiremos juntos na construção de uma formação e ação crítica e emancipada, calcada nos ideais de democracia, liberdade e autonomia.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores