Cultura
Festival Rocal Cênico homenageia dramaturgos silenciados e reafirma a liberdade artística
Evento será realizado no Teatro Alberto Maranhão nos dias 29 e 30 de janeiro
Publicada por Marcel Ribeiro em 20/01/2026 ― Atualizada em 20 de Janeiro de 2026 às 09:28
O Núcleo de Arte (NUARTE) do IFRN Campus Natal-Centro Histórico promove, nos dias 29 e 30 de janeiro, o Festival Rocal Cênico. Nesta edição, o evento adota o tema “Ainda estamos aqui, sem censura”, em homenagem a autores teatrais que tiveram suas obras interditadas durante regimes autoritários na América Latina.
Com apoio da Fundação José Augusto e da FUNCERN, o festival ocorrerá no Teatro Alberto Maranhão (TAM) e apresentará espetáculos dirigidos e produzidos por estudantes dos cursos de Design, Multimídia e Lazer do IFRN CH.
Ao longo dos dois dias do festival, oito autores serão homenageados: os brasileiros Augusto Boal, Plínio Marcos, Chico Buarque e Dias Gomes; o italiano naturalizado brasileiro Gianfrancesco Guarnieri; os argentinos Roberto (Tito) Cossa e Griselda Gambaro; e o argentino-chileno-americano Ariel Dorfman.
A professora Keila Fonseca, coordenadora do NUARTE e organizadora do evento, destaca: “O Festival Rocal Cênico é uma celebração da arte teatral, que envolve pesquisa e intensa dedicação aos ensaios”. Sobre o tema da edição, ela acrescenta: “Neste ano, ainda impactados pelo Oscar recebido pelo filme Ainda Estou Aqui, identificamos no mote da obra um transbordamento comum: homenagear autores teatrais que tiveram suas produções censuradas em ditaduras latino-americanas”.
De caráter estudantil e voltado à difusão da pesquisa acadêmica, o festival apresenta cenas de diferentes peças, tem entrada gratuita e é destinado à comunidade acadêmica do IFRN, aos pais e à comunidade do entorno, especialmente dos bairros Rocas, Santos Reis, Ribeira e Cidade Alta. Mais informações estão disponíveis no Instagram @rocalcenico.
