Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Cinema e debate

Festival Cinema Pela Verdade promove debate sobre a Ditadura Militar

Publicada em 24/05/2012 Atualizada há 1 ano, 8 meses

 

Nosdias 4 e 5 de junho a primeira edição do Festival Cinema Pela Verdade chega aoIFRN Cidade Alta, com exibição e debates de filmes sobre o período da DitaduraMilitar e suas consequências, sempre a partir das 19h no auditório do campus. Oacesso é gratuito.

Na segunda, dia 4, será exibido odocumentário Hercules 56 (2006), deSilvio Da-Rin, seguido pela mesa O uso da imagem na memória da Ditadura Civil-Militarcom Lisabete Coradini, antropóloga e coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual da UFRN, e Gabriel Eduardo Vitullo, sociólogo e coordenador do projeto “AméricaLatina no Cinema”, também da UFRN.

Já na terça-feira (5) o documentário exibido será Cidadão Boilsen (2009) de Chaim Litewski,com a mesa ACivilidade na Ditadura Militar com o professor doutor Antonio Spinelli e FábioDe Silva, coordenador do curso de graduação em Cinema da UnP. Durante oevento haverá sorteio de exemplares do livro “Ditadura Militar no RN” dohistoriador Luciano Capistrano.

O FESTIVAL

O“Cinema pela Verdade” foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, daComissão da Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos em geral comfoco no período da ditadura militar no Brasil. O festival é produzido peloInstituto Cultura em Movimento (ICEM), organização da Sociedade Civil deinteresse Público (OSCIP), fundada em 2002, em parceria com o Ministério daJustiça, via Comissão de Anistia. Nascido da bem sucedida experiênciado projeto “Cinema em Movimento”, rede nacional de agentes culturais,organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros, o ICEM atuaem todas as 27 unidades da federação.

SINOPSES

CidadãoBoilsen - Um capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil, o financiamentoda repressão violenta à luta armada por grandes empresários, ganha contornos maisprecisos neste perfil daquele que foi considerado o mais notório deles. Asligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, coma ditadura militar, sua participação na criação da temível Oban – OperaçãoBandeirantes – e acusações de que assistiria voluntariamente a sessões detortura emergem de diversos depoimentos de personagens daquela época. Direção:Chaim Litewski, 2009. Documentário, 92 minutos.

Hércules56 – Na semana da independência de 1969 o embaixador americano noBrasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca foi exigida adivulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presospolíticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham àditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada,eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistascom os sobreviventes os fatos desta época são relembrados. Direção: SilvioDa-Rin, 2006. Documentário, 94 minutos.

PROGRAMAÇÃO

4 DE JUNHO, Segunda-feira

19h – Documentário Hércules 56 (1h e 34 min), DireçãoSilvio Da-Rin, 2006

MESA: O uso da imagem na memória daDitadura Civil-Militar

LISABETE CORADINI, ProfessoraDoutora e Pesquisadora do Departamento de Antropologia da UFRN, Coordenadora doNúcleo de Antropologia Visual - NAVIS;

GABRIEL EDUARDO VITULLO, ProfessorDoutor do Departamento de Ciências Políticas da UFRN, Coordenador do projeto deextensão “América Latina no Cinema”.

5 DE JUNHO, Terça-feira

19h – Documentário CidadãoBoilesen (1h e 32min), Direção Chaim Litewski, 2009

MESA: A Civilidade na DitaduraMilitar

ANTONIO SPINELLI, Professor Doutordo Departamento de Ciências Sociais da UFRN;

FÁBIO DE SILVA, Coordenador do curso da graduação emCinema da UnP.

--

Serviço

Festival Cinema Pela Verdade no IFRN Cidade Alta

Dias 4 e 5 de junho de 2012 – às 19h no auditório do campus

Avenida Rio Branco, 743 – Cidade Alta

Informações: Kamyla Matias | (84)8857-7934