Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Exposição PAZ apresenta a obra de Jordão

Artista famoso por suas grandiosas esculturas de concreto expressa a nova fase com pinturas em acrílico sobre tela sob temáticas regionais

Publicada em 14/12/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

JoséArimatéia ou simplesmente Jordão, um dos maiores escultores de painéis emcimento do continente, será o artista convidado do mês de dezembro na Galeriade Arte do IFRN Cidade Alta. A exposição PAZ,terá abertura no dia 16 de dezembro e permanecerá em cartaz durante um mês.

Épossível que muitas pessoas não o conheçam, mas com certeza já se depararam eadmiraram suas obras por diversos pontos de Natal. Jordão é referência nacidade quando o assunto é grandes esculturas e painéis de concreto. Ele é autordo maior painel deconcreto da América Latina que enfeita a fachada do edifício residencialRiomar, na Cidade Alta, com motivos tropicais.

Umdos painéis que esculpiu fica localizado no posto de gasolina Santo Expedito,na avenida Alexandrino de Alencar, representação de uma romaria conduzida porLuiz Gonzaga ao encontro de Frei Damião. As estátuas no estacionamento do HotelBuriti, no bairro do Alecrim, também são de sua autoria e representamdivindades dos mares, como um sisudo Netuno rodeado por sua corte de sereias.

Outraconhecida obra do artista é a fachada do Centro de Convenções de Natal, noinício da Via Costeira em Ponta Negra. Ao todo são seis painéis: o externo, deaproximadamente sete metros de altura por 25 de comprimento, retrata a paisagemcosteira com coqueiros, cajus, jangadeiros e deusas das águas.

Nosaguão de entrada do Centro de Convenções, uma enorme rendeira e um pescadorcarregando peixes e cajus dão as boas vindas. Mais adiante no foyer doauditório, também feito de cimento, um trabalho com motivos indígenas dominauma das paredes. Na ala central, dois painéis de latão: de um lado um retratodo cangaceiro Lampião, do outro as salineiras de Macau.

OAnjo Azul é um dos seus trabalhos deconcreto mais recente e está temporariamente instalado aonde funcionava aantiga Galeria Anjo Azul, na avenida Hermes da Fonseca, próximo a Marinha.

Paraa exposição PAZ, Jordão apresentaráas telas em que vem trabalhando recentemente que entrelaça cenas da vidapraieira, mulheres colhendo caju e recantos de ímpar beleza do Rio Grande doNorte. A cultura potiguar, os brinquedos, as brincadeiras, o mar e o mangueconstituem fortes referências na vida e na obra artística de Jordão.

AGaleria estará aberta para visitação de 16 de dezembro de 2011 a 16 de janeirode 2012, de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h. A exposição PAZ, de José Jordão Arimatéia, temcuradoria de Mara Mattos e produção de Jonathan Francioli. Informações4005-0974.

--

Serviço

Exposição PAZ, de José Jordão Arimatéia

De 16 de dezembro a 16de janeiro de 2012

Visitação de segunda àsexta-feira, das 9h às 20h

Informações: JonathanFrancioli | (84) 4005-0974