Produção Cultural
Evento discute a presença africana no Nordeste
A mesa-redonda "A presença africana no Nordeste brasileiro", acontece às 19h, na sala 60 do IFRN Cidade Alta
Publicada em 14/03/2016 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Acontece nesta segunda-feira (14), durante a I Semana de Produção Cultural do IFRN Cidade Alta a mesa-redonda "A presença africana no Nordeste brasileiro". O evento busca discutir as contribuições da cultura africana na formação do que, hoje, convencionamos chamar de região Nordeste.
Foram convidados para facilitar a discussão o professor de sociologia do IFRN Cidade Alta, Felipe Gameleira e o músico e ator, Gláucio PeduBreu. Os dois falam sobre a desvalorização do legado africano na cultura brasileira, bem como sobre sua forte presença em áreas como a música, dança, culinária e linguagem. "É preciso reescrever a história do negro no Brasil e no Nordeste: em vez de mostra-los apenas como escravos cuja carne foi moída pelos senhores de engenho, cabe ressaltar seus patrimônios culturais, artísticos e científicos", complementa Gameleira.
A mesa-redonda "A presença africana no Nordeste brasileiro", acontece às 19h, na sala 60. O evento faz parte da programação da Semana de Produção Cultural do IFRN.