DEBATE
Enprocult realiza debate sobre políticas culturais
A mesa-redonda aconteceu nesta sexta-feira (5), no SESC Natal - Cidade Alta.
Publicada em 05/09/2014 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O Enprocult realizou a mesa-redonda "Produção Cultural e as Políticas Culturais" nesta sexta-feira (5). A discussão aconteceu no auditório do SESC Natal - Cidade Alta e contou com a presença de Alexandre Barbalho, Gisele Nussbaumer e Rodrigo Bico.
Alexandre Barbalho é atualmente professor da Universidade Federal do Ceará e na palestra falou sobre a formatação do campo cultural cearense, desde os anos 80 até hoje em dia. Ele também ressaltou a importância de se fazer a diferenciação das políticas culturais para a lógica do mercado, para que uma não invada o espaço da outra.
Gisele Nussbaumer, professora da UFBA, comentou sobre sua experiência como gestora da Fundação Cultural do Estado da Bahia e como docente da universidade. Além disso, elogiou a maior abrangência do conceito de Cultura que sendo desenvolvido desde a época em que Gilberto Gil foi ministro do setor.
Por fim, Rodrigo Bico fez um histórico das políticas públicas de cultura no Brasil e listou os prós e contras que os editais culturais trouxeram para o desenvolvimento da área.
A programação do Enprocult continua até o próximo sábado (6).