2022.2

Encontro Pedagógico marca a abertura do semestre letivo 2022.2

"Políticas e ações de integração da Educação Profissional com a Educação Básica: refletir, planejar e realizar" foi o tema escolhido para a segunda edição do encontro este ano

Publicada em 27/09/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A mesa de abertura oficial do semestre letivo contou com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio

Oficializando a abertura do semestre letivo 2022.2, o IFRN realizou nos dias 26 e 27 de setembro o Encontro Político Pedagógico, cujo tema geral deste ano se concentrou nas “Políticas e ações de integração da Educação Profissional com a Educação Básica: refletir, planejar e realizar”.

Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN) em parceria com a Diretoria Acadêmica do Campus Natal-Cidade Alta, este Encontro Pedagógico teve como objetivo promover a integração entre servidores (docentes, técnicos administrativos e terceirizados), com discussões de temas relevantes para a práxis pedagógica. O evento foi realizado de forma híbrida, sendo uma atividade presencial no Campus, com transmissão para os demais campi, por meio do Canal IFRN Oficial no YouTube.

A programação do evento deu início às 9h da manhã, com uma apresentação musical dos servidores do Campus, Claudiny Leal, Ielson Fonseca, Isaac Melo e Sandoval Villaverde. Na sequência, a mesa de abertura oficial do semestre letivo contou com a presença dos pró-reitores de Ensino, professor Dante Moura; de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Neto; de Extensão, professora Samira Delgado, do diretor-geral do Campus Natal-Cidade Alta, professor Ayres Sales e do reitor do IFRN, professor José Arnóbio. “É importante que a gente tenha momentos como este em uma instituição que completou cento e treze anos de de trabalho, trazer o IFRN para o bairro das Rocas é um resgate importante para a nossa sociedade porque foi aqui que praticamente nasceu a cidade”, declara o reitor, durante a cerimônia de abertura.

Ainda pela manhã do dia 26 houve uma conferência com o tema “Políticas de EJA/EPT no Brasil: Ascensão, Estagnação, Silenciamento e Retomada”, tendo como expositora a professora Margarida Maria Machado, da Universidade Federal de Goiás (UFGO). “Há uma demanda muito alta ainda da população jovem e adulta que não tem educação básica, então essa oferta da modalidade integrada é importante porque incluiu a educação básica às pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho”.

É a primeira vez que Margarida participa do encontro pedagógico no IFRN, “a minha relação com o instituto se estende desde a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto (PPGEP/IFRN). Eu acompanhei a origem e criação e estive na banca da primeira doutoranda que defendeu sua tese no programa”, conta.

Programação Local do Campus Cidade Alta

“O encontro político pedagógico é sempre uma oportunidade muito útil para discutir resultados daquilo que a gente levantou no semestre anterior. Esse momento também marca o início de um semestre letivo com leveza e planejamento”, conta o diretor-geral do Campus Natal-Cidade Alta, Ayres Sales, durante a cerimônia.

Dentro do Encontro Pedagógico, além da programação sistêmica, houve atividades locais em cada Campus. No do Cidade Alta, a tarde do primeiro dia foi marcado com a palestra intitulada "Educação no contexto pós-pandemia", seguida pela "Oficina Mandala da vida". O segundo dia do evento contou com mais palestras e oficinas voltadas para temas como Teletrabalho Administrativo, Recalculando a rota: do confronto ao conflito, Produção Cultural, Multimídia e Guia de Turismo e Eventos. O encerramento da programação local ocorreu no fim da tarde, após a última atividade "Multimídia e Lazer (Propedêuticas)".

Encontro Humanitário

O professor de língua portuguesa, Euclides Moreira, participa do Encontro Pedagógico desde 1995, quando a instituição se chamava ETFRN. Para a ocasião do encontro no período letivo de 2022.2, o professor do Campus Natal-Cidade Alta conta que o momento é uma maneira muito gentil e simpática de receber os colegas nessa nova jornada de trabalho, e que essa forma humanizada de receber os servidores leva à inspiração para o decorrer do semestre letivo: “Existe essa confraternização entre os professores e funcionários que leva a gente receber nossos alunos de forma semelhante, com a mesma leveza. Sobre tudo isso é uma maneira simpática e gentil e humana de receber os colegas nesse novo semestre”, finaliza o professor.

Toda a programação sistêmica do Encontro Pedagógico 2022.2 pode ser encontrada nos links abaixo.

Canal oficial do IFRN no YouTube

Programação Encontro Pedagógico 2022.2