Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

HOMENAGEM

Economia solidária valorizando o papel do feminino

Neste sábado a feira realizará edição em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Publicada em 07/03/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Artesã Maria de Fátima e seus produtos.

“Eu acho que nasci com o dom para fazer arte na forma de objetos. Amo o que faço, e faço com muito prazer”, conta a artesã Maria de Fátima. Ela é uma das mulheres que vendem os seus trabalhos na Feira de Economia Solidária. A feira, que acontece toda primeira sexta-feira do mês no Espaço Cultural Ruy Pereira, fará uma edição especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher neste sábado (08), às 9h.

Maria é natural de Campina Grande-PB, mas veio morar em Natal aos sete anos de idade, juntamente com os pais adotivos. Hoje, aos 49 anos, ela vive do artesanato. Além dela mais de cem mulheres fazem parte da iniciativa, organizada pela Rede Metropolitana de Comercialização Solidária, que tem como um dos seus objetivos valorizar o papel da mulher e do feminino em uma economia voltada para o bem viver.

O Campus Cidade Alta do IFRN apoia a Feira de Economia Solidária fornecendo a infraestrutura da mesma, que conta com diversos produtos artesanais como bordados, crochê, bijuterias, fuxicos e luminárias. “Essa é uma iniciativa muito importante, pois fornece um espaço de socialização para o nosso trabalho”, afirma Maria, que tem como especialidade a produção de bolsas e tiaras de pano.

Para ela as atividades desempenhadas pela Rede ajudam a quebrar preconceitos antigos, mas muito frequentes ainda hoje. “Ainda não é fácil ser mulher hoje em dia. A coisa até melhorou de uns tempos para cá, no entanto ainda somos muito discriminadas. Ser mãe solteira atualmente, deveria ser algo totalmente normal, no entanto muitas pessoas ainda veem isso com olhares tortos. Imagina, o maior presente da minha vida são minhas filhas, como alguém poderia não ver isso com bons olhos?”, desabafa a artesão, que cria sozinha suas duas filhas no Conjunto Pirangi.

 

SERVIÇO

Feira de Economia Solidária – Dia Internacional da Mulher

Onde: Espaço Cultural Ruy Pereira – Espaço do Zé Reeira
Quando:  dia 08 de março
Horário:  a partir das 09h