DIABETES

Diabetes em foco

Cerca de 110 pessoas participaram da campanha

Publicada em 30/07/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, em novembro de 2012 a International Diabetes Federation publicou a 5ª Edição Atualizada de seu Atlas: IDF DIABETES ATLAS 5th- Edition 2012 Update.  Esta atualização mostra que, no mundo, há 371 milhões de pessoas portadoras de diabetes com idades entre 20 e 79 anos. E o Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maior prevalência de diabetes: 13,4 milhões de pessoas portadoras de diabetes. Isto corresponde a aproximadamente 6.5% da população entre 20 e 79 anos de idade.

Preocupados com este número crescente de portadores e com a saúde dos servidores, alunos e funcionários do câmpus, o Setor de Saúde do IFRN Cidade Alta, promoveu o dia “D” contra o diabetes. A ação, que aconteceu na tarde do dia 23 e contou com um total de 113 participantes, surgiu como forma de incentivo a conscientização, identificação de sinais e sintomas e a prevenção do diabetes.

Além de ações educativas, o setor de saúde, também realizou teste de glicemia capilar (coleta de sangue de capilares sanguíneo geralmente do dedo, através da perfuração cutânea por uma lanceta e a dosagem de glicose é verificada em aparelhos próprios para esse fim). O valor de glicemia normal é de 70 mg/dl e 99mg/dl. Os Valores intermediários entre 100-125 mg/dl devem ser mais bem investigados com outros testes para afastar o diagnóstico de diabetes. É aceitável a glicemia pós-prandial (após refeição) de 140mg/dl.

É válido lembrar que, na ação realizada no instituto, foi adotado o valor flutuante de 140mg/dl, pois não teria como realizar um controle na alimentação dos participantes. Seis pessoas ultrapassaram este valor e foram encaminhadas para avaliação do médico do câmpus, Ricardo Alexandre, este recomendou que fosse feito outros testes glicêmicos, para um resultado com melhor avaliação.

A organizadora da “Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Diabetes” Evanne Paula, enfermeira do câmpus Cidade Alta, afirma que o evento foi bastante produtivo e destaca como ponto positivo “a consciência que a população do câmpus possui sobre o diabetes”.

Devido ao grande número de participantes que aderiram a campanha, o setor responsável pretende realizar novas ações de conscientização, incluindo mais um dia com testes de glicemia capilar.