Dia das crianças Cidade Alta: integração e lazer

Exposições, brincadeiras e guloseimas foram as principais atrações da tarde dedicada às crianças no campus

Publicada em 14/10/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na última terça-feira, 11, aconteceu o evento Brincandono qual as crianças da escola Tia Edna e do Centro SUVAG-RN tiveram um diaespecial no Campus Cidade Alta. Segundo a organizadora do evento, Vania Santos,o objetivo dessa tarde é oferecer propostas inovadoras e comprometidas com asociedade, além é claro de reafirmar a postura do Instituto como fonte depromoção e integração social, tendo como pano de fundo o lazer, a cultura equalidade de vida.

Durante toda a tarde elas puderam apreciar aexposição com obras de autoria das crianças com deficiência auditiva do CentroSUVAG, que ficarão expostas na Galeria de Arte do campus até dois de novembro.A exposição fotográfica Crianças entregues às brincadeiras do professore pesquisador Marcus Vinicius também foi uma das atrações.

As crianças ainda experimentaram pela primeira vezos novos espaços interativos instalados no Museu do Brinquedo Popular, queabriram a fase de dinamização do museu. Brincadeiras, pipoca, algodão doce emuita diversão deram um plus na tarde dedicada aos pequenos.

Para Jamila Cristina Matias, professora, oresultado foi positivo. O que chamou a atenção da professora foi a integraçãoentre crianças com e sem deficiência auditiva. A opinião é compartilhada tambémpor Patrícia Paiva, mãe de Joana, que tem 8 anos e é aluna do SUVAG.

Emocionada, Patrícia fala da dificuldade em aceitar a ‘diferença’ de Joana, e todas asangústias de uma mãe que pensava que a filha jamais seria uma criança comooutra qualquer. Através da atuação do SUVAG Patrícia conseguiu superar seus medose hoje acredita que Joana terá um futuro brilhante.

Segundo a professora Patrícia, no SUVAG-RN existemex-alunos que são formados e já foram absorvidos ao mercado de trabalho. O quetraça um cenário otimista da situação de pessoas com deficiência. Há um tempo apalavra-chave para o tratamento era exclusão, hoje a principal delas é aintegração.

Álbum de fotos do Brincando