seminário esporte e lazer
Controle social e transparência dos investimentos públicos
10º Seminário Nacional Esporte e Lazer debate temas importantes para as políticas públicas do setor.
Publicada em 06/12/2012 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O segundo dia de seminário iniciou com a mesa redonda “Controle social e transparência dos investimentos públicos para a Copa do Mundo da FIFA 2014” tendo como palestrantes Rafael dos Santos (Instituto Ethos-PE) e Marcos Dionísio (Coordenador do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do RN e Coordenador do Comitê Popular da Copa do Mundo Natal 2014) com a coordenação da Profª. Gabriela Dalila Raulino (IFRN).
Os palestrantes fizeram uma análise e reflexão sobre a prestação de contas de informações sobre os investimentos públicos para a Copa de 2014 para os moradores das cidades sedes. Falando sobre como isso vem sendo feito em Natal, Rafael dos Santos explica que “Natal é uma das cidades-sedes que existe transparência, mas o acesso às informações ainda é difícil”.
Após a mesa redonda sobre transparência, os participantes acompanharam a exposição do estudo de caso da professora Stela Márcia Allen da UNIMEP/SP sobre o 71º Jogos Abertos do Interior-2007 / Praia Grande-SP durante a palestra “A gestão compartilhada dos espaços e equipamentos públicos do esporte e do lazer e as políticas públicas”. Stela fez uma reflexão sobre a otimização da estrutura criada para receber grandes eventos esportivos e como fica a gestão no pós-evento.
Na parte da tarde, na mesa redonda “O envolvimento transversal da cultura, do esporte, educação, ação social e outras áreas na construção de políticas públicas para a população urbana e rural do Brasil” foi levantada a questão da intersetorialidade e as tentativas de integração dos programas de esporte e lazer com outros setores.
Segundo a palestrante Cláudia Bonalume (MDA/DF), cada setor tem seu próprio tempo, o que dificulta o diálogo efetivo entre as secretarias e a sua integração. Ela afirmou ainda que o maior desafio é procurar estabelecer canais com a sociedade e, assim, garantir a continuidade dos programas de políticas públicas para o esporte e o lazer, independente da gestão. Encerrando as palestras do dia, a palestrante Cáthia Alves trouxe questões referentes às políticas públicas de lazer e suas contribuições para a qualidade de vida das pessoas adultas.
No período da tarde acontecem os minicursos e mesas-redondas. A noite haverá a Festa dos 10 anos do Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer e também e dos 10 anos do Curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do IFRN, no Buraco da Catita, Ribeira.