Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

LANÇAMENTO

Câmpus sediará discussão sobre poder e gênero

Professor/pastor lança a temática sobre o papel da mulher na igreja e sociedade

Publicada em 25/09/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A mulher e sua relação familiar, religiosa e social. Como explicar o silenciamento ou a docilização da fiel frente às situações constrangedoras e/ou violentas, muitas vezes promovidas pelo próprio cônjuge? Como a igreja discute essas questões? O Câmpus do IFRN – Cidade Alta trás na sua programação de aniversário, o lançamento do livro “(Des)encontros entre gênero, religião e poder: estudo comparativo entre instituições religiosas e pentecostais, do professor Jean-Claude Rodrigues da Fonseca, que estará discursando sobre esses questionamentos no dia 28 de setembro às 19h no Auditório do Câmpus.

O AUTOR

Jean-Claude Rodrigues da Fonseca, mestre em Antropologia Social (UFRN), especialista em ética, subjetividade e educação (EST/RS), é graduado em Ciências Sociais pela UFRN e em Teologia (STEN/RN). Licenciando em Ciências Sociais (UFRN). Jean-Claude, o mestre, o professor, também é pastor. Durante 26 anos estudou a violência contra a mulher na cidade de Parnamirim, especialmente dentro do ambiente religioso. Para o estudo de caso, o autor se deslocou do seu “lugar comum” para entrevistar mulheres e líderes religiosos. “No meu próprio território seria difícil separar o pastor do acadêmico. Frequentei o espaço religioso e domiciliar de alguns entrevistados”, explica.

Segundo o professor, as instituições observadas o receberam bem e conversaram sobre o tema. Mas alguns líderes silenciaram algumas questões. “Os pastores me receberam bem, inicialmente, mas trancaram algumas respostas. Me cederam contatos, mas não se pronunciaram”, comenta.

Dos 26 anos de observação, 11, especialmente, foram de total dedicação ao estudo. Sobre a motivação para a realização do trabalho, ele credita ao seu contexto pessoal. “Tem tudo a ver com o meu dia a dia”, diz. Para ele, era uma curiosidade o fato do assunto ser tão pouco discutido. “Por que as coisas ficam tão veladas?”, questionava.

O LIVRO

O estudo é fruto da dissertação de mestrado do professor Jean-Claude em Antropologia Social – UFRN. O autor pesquisou sobre a temática em mais de 20 instituições e trás análise específica de duas dentre as observadas. O livro apresenta questões pertinentes ao ambiente religioso, exclusivamente, pentecostal em que, segundo ele, são bastante observadas as diferenças entre os postos centrais na dominação eclesiástica e no domínio masculino do poder nas igrejas. “As pessoas precisam entender melhor os textos [a bíblia] e contextualizar. A gente acaba contextualizando algo que é mais cultural que teológico”, argumenta.

O lançamento será neste sábado (28), às 19h no Auditório do Câmpus e contará com a presença da Dra. Eliane Tânia – docente do Departamento de Antropologia da UFRN – que fará breve apresentação do livro e de música instrumental. O livro custa R$ 40,00. Toda a renda será destinada ao Projeto Caieiras, comunidade próxima ao município de São José de Mipibu.