Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ARTE

Câmpus apresenta: Cidade Vestida

O espetáculo de dança em corpo nu se apresenta nesta quarta-feira

Publicada em 10/09/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Setembro chegou recheado de atrações aqui no Câmpus Cidade Alta. Nesta quarta-feira (11), a partir das 18h30, haverá apresentação gratuita do Espetáculo de Dança “Cidade Vestida”, do Grupo Nammu Dança, no pátio do Câmpus.

A obra Cidade Vestida mostra um olhar sobre a cidade do Natal, revelando um pouco do seu patrimônio natural, cultural e histórico. “A cidade que nos incorpora e a incorporamos interage com o olhar do espectador que se depara com o corpo e com o patrimônio local e, por consequência, com o nacional comum a todos nós. Sejam pelos transeuntes, ambulantes, igrejas, ruas, avenidas, artesanato, automóveis, entre outros, o corpo que recebe a visualidade da obra em projeção tatua-se refletindo hábitos e costumes que traduzem a cidade e seu povo”, explica o grupo.

Cidade Vestida nasceu de pesquisas e criações poéticas realizadas e compostas para o Espetáculo Cartografia dos Sentidos vinculada ao Projeto artístico-pedagógico De Fora Adentro em parceria com NAC-UFRN e Grupo NAMMU Dança. O espetáculo é um diálogo entre as artes visuais e o corpo através da dança. Nessa conversa, surgem experiências, novos olhares em relação ao cotidiano. O corpo, tingido de branco e nu, as grafias corporais vão compondo quadros, situações, tatuagens sonoras, visuais e poéticas de um lugar absorvido e vivenciado na carne, na pele, na ação dramatúrgica e coreográfica.

O trabalho foi exposto anteriormente através de fotos e fragmento em vídeo na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável durante a RIO+20 no Pavilhão de exposições da Pop Ciência. Em sua bagagem, o espetáculo Cidade Vestida tem classificação no 14º Salão de Artes Visuais de Natal promovido pela FUNCARTE e estreia no 11º ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA (#11.ART), participando da abertura da Exposição EmMeio#4.0 , no Museu Nacional da Republica em Brasília/DF. No ano de 2013 o espetáculo foi apresentado na edição de março do CIRCUITO CULTURAL RIBEIRA e contemplado no Projeto Conexão Renda (Prêmio Funarte Petrobras Klauss Viana 2012), onde realizou cinco apresentações (João Pessoa, Natal, Currais Novos, Caicó e Mossoró) estando presente na Mostra Municipal de Dança de João Pessoa e 5º Encontro de Dança Contemporânea do RN.

FICHA TÉCNICA

Concepção
Maurício Camargo Panella


Intérprete
Ana Cláudia Viana

Cenografia
Irapuan Júnior

Criação e Direção Cênica
Ana Cláudia Viana e Francisco Júnior

Música
Mazinho Viana
Gabriel Souto
Jailton Torres
Maurício Panela

Produção
Daniel Torres