economia solidária
Campus apoia Rede Municipal de Economia Solidária
Objetivo da rede é dar visibilidade aos grupos e associações solidárias através da comercialização dos produtos em feiras e eventos
Publicada em 14/11/2012 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O mandato do deputado estadual Fernando Mineiro, autor da Lei Estadual de Fomento a Economia Solidária e membro-fundador do Fórum Potiguar de Economia Solidária, está articulando junto ao IFRN Cidade Alta, Casa da Ribeira e outros apoiadores, a constituição da Rede Municipal de Comercialização da Economia Solidária.
Com o objetivo de dar visibilidade aos grupos que compõem as redes solidárias na cidade, o deputado Fernando Mineiro realizou na última segunda-feira (12), no Campus Cidade Alta, um encontro com associações comunitárias, formadas em sua maioria por mulheres em situação de vulnerabilidade social, no intuito de levantar as agendas de eventos dos espaços públicos para estimular a comercialização dos produtos e serviços dos referidos grupos e associações da Economia Solidária.
Segundo a educadora popular e articuladora do movimento pelo mandato de Mineiro, Vilma Aparecida, apesar da demanda de produtos, não há espaços para a exposição. "Mesmo com a grande demanda de grupos que trabalham com a Economia Solidária, ainda não existem espaços para comercialização dos produtos. Com parceiros como o mandato do deputado Mineiro, o IFRN e a Casa da Ribeira, já visualizamos os primeiros passos para criação dessa Rede", comenta.
As primeiras ações da embrionária Rede Municipal de Comercialização da Economia Solidária, acontecerão na primeira quinzena de dezembro, durante o 10º Seminário Nacional de Políticas Públicas de Esporte e Lazer (04 à 07), o Goiamum Audiovisual (07 à 12), ambos no IFRN Cidade Alta, e na Virada Cultural de Natal que acontecerá durante 24h entre os dias 15 e 16, na Ribeira.
O QUE É?
Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.
A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.