8 de maio

Atelier a Céu Aberto comemora o Dia do Artista Plástico

A terceira edição do evento realizado pelo IFRN Cidade Alta acontece durante todo o dia 8 de maio com programação gratuita e aberta a comunidade

Publicada em 25/04/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus Natal-Cidade Alta, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, realizará o Atelier a Céu Aberto 2013, no dia 08 de maio, Dia Nacional do Artista Plástico, data alusiva ao nascimento do artista José Ferraz de Almeida Junior. Das 9h às 22h o Campus promoverá workshops, sessão de cinema, bazar cultural, exposições, gravação do Programa Café Filosófico, desfile e performances cosplay, além do 1º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais. A programação é gratuita e aberta à comunidade.

Realizado pelo terceiro ano consecutivo e promovido pela Galeria de Arte do Campus, o evento visa valorizar a expressão artística, através da obra de um dos mais importantes pintores brasileiros - José Ferraz de Almeida Junior - que retratou temas regionais, o ser humano comum, sem abandono do rigor acadêmico no desenho e na anatomia perfeita, que constitui legado patrimonial às gerações futuras.

As inscrições para o prêmio e oficinas serão realizadas de 02 a 07 de maio de 2013, das 14h às 18h na Coordenação da Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta. Informações pelo (84) 4005-0959, ou nos e-mails jocasta_galeria@hotmail.com e sonia.mfs@ig.com.br.

PRÊMIO DE ARTES VISUAIS

O 1º Prêmio Ruy Pereira de Artes Visuais acontecerá no dia 08 de maio, com início previsto para as 9h e encerramento às 18h do mesmo dia. O concurso destina-se a pintores artistas, autodidatas, profissionais, alunos, aprendizes e demais interessados. Cada artista poderá concorrer com um único trabalho e o tema da pintura, nos diferentes suportes, é de livre escolha do participante. O pintor deverá apresentar o esboço da obra no ato da inscrição e trazer seu próprio material (cavalete, tela, pincel, tintas, etc..) para execução de sua obra no espaço do Campus Cidade Alta.

O objetivo é congregar artistas em torno da arte, dialogar com críticos e professores, reviver valores humanos, tradições e vultos exemplares, que construíram a história da arte brasileira e contribuíram para formação da cultura genuinamente nacional. À luz da condição pós-moderna o Atelier a Céu Aberto fortalece o espaço da crítica da arte e o trabalho dos artistas potiguares. Serão premiados três trabalhos, classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares:

• 1ª Lugar: prêmio no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).
  • 2ª Lugar: prêmio no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais).
  • 3ª Lugar: prêmio no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

DIA 8 DE MAIO

O dia do artista plástico é comemorado em 8 de maio, em  homenagem ao artista  José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu no mesmo dia, no ano de 1851, na cidade de Itu, no interior de São Paulo. Considerado pintor e desenhista brasileiro, precursor da abordagem de temática regionalista, introduziu, na arte acadêmica, personagens simples e anônimos, retratando a cultura caipira. Progressivamente substitui temas bíblicos, alegorias românticas ou nacionalista dos pintores da Academia, aproximando-se do ser humano comum. A adoção do rigor acadêmico no desenho e na anatomia, em favor de um naturalismo, auferiu-lhe a posição de precursor do Realismo, na história da arte brasileira.

O SER ARTISTA

O artista plástico é um profissional, que se utiliza das linguagens artísticas para expressar sua visão e percepção sensível da realidade. O olhar sensível assimila o cotidiano, nas suas diferentes composições e elementos, transfigurando para os diferentes suportes, as impressões e sensações que vai captando para comungar e induzir à reflexão.

Desde os tempos imemoriais, o homem sentiu uma necessidade da arte, registrando nos desenhos, imagens, pinturas e nas redes, os conhecimentos, a vida, os sentimentos, os sonhos, desejos e crenças - manifestações do pensamento humano mais inteligente - em forma de representação simbólica.

Autodidata ou com formação acadêmica, o artista plástico organiza os elementos de composição artística, fazendo uso de instrumentos e materiais, computacionais ou não, bricolando elementos da fantasia e da imaginação nos diferentes gêneros, temas, suportes e espaços artísticos culturais.

Para ver a programação completa clique aqui.