Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Artista plástico Edvaldo da Quinze abre exposição na Galeria de Artes

Publicada em 30/03/2011 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Artista autodidata, desenhista e pintor desde os nove anos, Edvaldo da Quinze (Edvaldo Soares Peixoto) é o novo expositor da Galeria de Artes do Campus Avançado da Cidade Alta.

O pseudônimo remete à Avenida Bernardo Vieira, conhecida, na década de 60, por Avenida 15, em cuja esquina o artista montou seu atelier, localizado no Restaurante-Bar do Ex-Combatente da Segunda Guerra.

As obras do artista ficam em exposição até 28 de abril, com visitação aberta das 9h às 20h.

Depoimentos sobre o artista

 

Edvaldo da Quinze: a cidade em detalhes

"A pintura ou, antes, o desenho de Edvaldo da Quinze pode levar alguém a dizer que se trata de algo “primitivo” ou naïf. Reluto com esta classificação e mesmo percebo que ela é irrelevante e até errônea, tendo-se em consideração um uso suficiente da perspectiva, não obstante a representação expressionista da figura humana, que certamente denota alguma insuficiência gráfica. Prefiro ver no trabalho de Edvaldo muito mais uma relação com a História, no sentido primeiro em que representa em duas dimensões um “fato” visual tridimensional e trata das relações espaço-temporais. Com estas, ele registra, explica, institui narrativas que contêm memória e história. Sua filiação estilística queda, portanto, irrisória e sem sentido. Mas, se tivesse de estabelecer uma relação de sua obra com um estilo, diria que ela se aproxima da taxionomia, a linguagem visual das ciências naturais, que é referencial por excelência e busca nos detalhes a composição de uma descrição definitiva, inquestionável do objeto de estudo. Sob esta ótica, Edvaldo cria em telas uma outra história da Cidade do Natal, seja em relação ao passado ou à sua contemporaneidade. A cidade real é o tema deste artista e como ele o explora bem!"

Vicente Vitoriano - Junho/2007


"Gostei de ver na Capitania das Artes a pintura autêntica de Edvaldo da Quinze, fixando na tela aspecto da iconografia atual da cidade (como um Edward Hopper local), com todo o realismo e a visível vinculação afetiva com seu entorno."

Aracy Amaral

"O trabalho de Edvaldo da Quinze tem como estrutura de paisagens com a técnica do óleo sobre tela. Sempre com a visão atenta para o estudo e as pesquisas as mais variadas construções pictóricas, Edvaldo evoca lugares-momentos telúricos de Natal, alcançando resultados consistentes de tirar o fôlego do observador em pinturas que chegam ao limite máximo de representação de detalhes numa visão panorâmica da cidade ou na observação aérea do Estádio Machadão. Com sua paleta saturada de cor, Edvaldo aprofunda os tons de céu, os reflexos da luz, e os sutis nuances da ondulação do mar. Com a prática incessante procurando o equilíbrio entre forma, cor e composição, consegue um resultado estético de “arrombar” a retina do observador.

São os noturnos em festas, que remetem aos céus estrelados de Van Gogh, a luz da lua no mar, a solidão e a quietude de barcos ao entardecer no Canto do Mangue e até a violência urbana retratada à maneira

expressionista.
A pintura de Edvaldo mistura serenidade, exaustão e alegria, num ritmo inebriante de um lavrador brincando num campo de cores, digno de apreciação e degustação dos que amam o fazer artístico."
                   
João David Júnior/Artista Plástico/Professor do IFRN