Arte: Linguagem e Sinais no Habitat do Silêncio
Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta recebe em outubro a exposição de crianças com deficiência auditiva
Publicada em 22/09/2011 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
No mês dedicado às crianças, o IFRN Cidade Altapreparou uma programação especial para a turminha, recheada de diversão, arte ecultura. Para iniciar a jornada da alegria, a Galeria de Arte do campus abre asportas no dia 4 de outubro para a exposição Arte: Linguagem e Sinais noHabitat do Silêncio.
Esta exposição é fruto do trabalho desenvolvidopela professora Vera Benevides com crianças e adolescentes portadores dedeficiência auditiva, na Oficina de Artes do Centro Suvag/RN, que trabalha aarte como instrumento de educação e cidadania.
Esses pequenos e brilhantes artistas ao imaginar ever o mundo com outras percepções refletem no desenho um olhar que guardaemoções e pensamentos, aonde a palavra pouco importa, pois as imagens sãocapazes de traduzir a realidade e o sentimento externados por eles.
De acordo com o Censo/2000 são mais decinco milhões de pessoas com barreiras linguísticas, que lutam porinclusão e acessibilidade. Através da exposição crianças e adolescentes doSUVAG/RN, portadores de necessidades especiais e limitações auditivas,assumem o papel de produtoras de bens culturais, inserindo seu discurso nasociedade potiguar, aumentando a visibilidade e a inclusão da comunidade surdana sociedade.
Já no dia 11 deoutubro o campus dará as boas-vindas às crianças e adolescentes do SUVAG, com oevento Brincando com Arte no pátiointerno do prédio, onde estará armado um parquinho com diversos brinquedos ebrincadeiras. Na ocasião as crianças também terão a oportunidade de abriroficialmente a exposição e interagir com o público visitante da Galeria deArte.
Centro SUVAG
Desde 1981, o Centro SUVAG desenvolve um trabalhovoltado à promoção da saúde auditiva – prevenção, diagnóstico. Neste outubro de2011, em parceria com o IFRN Campus Avançado Cidade Alta e com o apoio daFUNCERN, promovem a exposição dos trabalhos da Oficina de Artes, coordenada pelaprofessora Vera Lúcia Benevides,acreditando que a democratizaçãoda cultura enriquece e beneficia a vida das comunidades que se norteiampor justiça social e percebem a necessidade de libertar o potencial,reabilitara audição e a fala de pessoas com limitações auditivas.
A exposição Arte: Linguagem e Sinais no Habitatdo Silêncio que terá início dia 04 de outubro – com abertura oficial no dia11 com a presença dos autores – e permanecerá na Galeria até 02 de novembro de2011, com horário de visitação das 9h às 20h.
Serviço
O que:Exposição “Arte: Linguagem e Sinais no Habitat do Silêncio”
Quando:04 de outubro a 02 de novembro de 2011
Onde:Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta | Av. Rio Branco, 743.
Informações:(84) 4005-0974 (Jonathan Francioli)