Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Arte circense é tema de colônia de férias

Publicada em 13/07/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Durante uma semana o IFRN Cidade Alta se transforma no palco da alegriacom oficinas, recreação e apresentações culturais

A colônia de férias realizadapelo Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC/IFRN) teve início no dia 11, esegue até a próxima sexta-feira, 15, no campus do IFRN Cidade Alta. O eventoreproduz a essência do circo através de oficinas, atividades recreativasdiversas e apresentações culturais.

Segundo Lucyana Kelly,coordenadora do PELC/RN, a colônia de férias nos meses de janeiro e julho se destacacomo um momento especial dentre os demais eventos mensais organizados peloprograma. “A ideia não é somente fazer um evento, mas que fique algumaprendizado para essas crianças”, diz.

A cada edição uma temáticaespecífica. Dessa vez o colorido e a alegria da arte milenar circense merecedestaque na colônia de férias O Circo em Alta. Para Lucyana, a tradição de irao circo perdeu-se com o tempo. “Hoje grandes circos se instalam na cidade,passam um período e seguem para outro lugar. Muitas crianças nunca tiveramcontato com essa arte, e a ideia é resgatar, socializar e ensinar as técnicas ea essência do circo para as crianças”.

Nesta edição são oferecidasoficinas e atividades circenses adaptadas, para que as crianças tenham condiçãode aprender, praticar e vivenciar a arte do circo. As oficinas de palhaço,perna de pau, malabares, e figurinos e adereços proporcionam às crianças odesenvolvimento de suas habilidades artísticas, a segurança e o equilíbrio, criaçãode maquiagem, técnicas corporais e de interpretação e a customização daspróprias roupas.

Vem por aí...

A próxima edição da colônia deférias, organizada pelo PELC/IFRN, já está programada para janeiro de 2012. Desta veza temática será ambiental em formato de acampamento, tempo integral e comdormida. Para isso a colônia sairá do prédio do IFRN e vai se instalar numambiente externo em contato direto com a natureza. As crianças terão oportunidadede aprender a viver em sustentabilidade com o meio ambiente e entender aimportância da arborização das cidades.