Evento
Alunos do IFRN CH encenam textos censurados no Festival Rocal Cênico
O evento aconteceu no Alberto Maranhão
Publicada por Ana Ramos em 03/02/2026 ― Atualizada em 3 de Fevereiro de 2026 às 11:02
O Festival Rocal Cênico, promovido pelo Núcleo de Arte (NUARTE) do IFRN Campus Natal-Centro Histórico, aconteceu nos dias 29 e 30 de janeiro. Com o tema “Ainda estamos aqui, sem censura”, os alunos dos segundos anos dos cursos de Design, Multimídia e Lazer do campus prestaram homenagem a autores teatrais que tiveram suas obras censuradas em regimes autoritários da América Latina.

Durante os dois dias do festival, oito autores foram homenageados: os brasileiros Augusto Boal, Plínio Marcos, Chico Buarque e Dias Gomes; o italiano naturalizado brasileiro Gianfrancesco Guarnieri; os argentinos Roberto (Tito) Cossa e Griselda Gambaro; e o argentino-chileno-americano Ariel Dorfman.
As obras apresentadas foram: A Morte e a Donzela; Roda Viva; Eles Não Usam Black-Tie; La Nona; Revolução na América do Sul; El Campo; O Berço do Herói; A Jornada de um Imbecil até o Entendimento.

Além das apresentações teatrais, o evento contou com a atração da banda luscofusco, e com as apresentações de Andryo André e Ícaro Alcaniz.
O Festival Rocal Cênico, coordenado pela professora Keila Fonseca, reafirmou o papel do IFRN CH como espaço de formação crítica e artística, destacando a criatividade dos discentes e a importância da arte como instrumento de reflexão política.

- Palavras-chave:
- Rocal Cênico evento teatro