ENPROCULT
Alunos apresentam trabalhos durante o 3° Enprocult
As apresentações aconteceram entre as 14h e 18h30
Publicada em 03/10/2013 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 01:25

Durante a tarde desta quarta-feria (02) tivemos as apresentações dos trabalhos aprovados para o 3º Enprocult. As apresentações foram realizadas na Faculdade de comunicacao –Facom, do câmpus da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
De todos os trabalhos aprovados do câmpus do IFRN Cidade Alta, cinco foram apresentados no congresso, com temas variados espalhados entre os três eixos do congresso. As apresentações começaram as 14h e seguiram até às 18h30, com uma hora de intervalo. A aprovação dos trabalhos por parte dos públicos foi muito importante. Os alunos conseguiram chamar a atenção para as problemáticas da cidade do Natal, levantando vários questionamentos sobre o trabalho do produtor cultural no Rio Grande do Norte.
As Apresentações Com temas variados que vão de música, passando pelo teatro e chegando às mídias digitais, os trabalhos foram incluídos em dois eixos e cinco temas. No eixo 2, classificado como o Gestão Cultural, o aluno Leandro Viana apresentou o seu trabalho, “Estudo de Caso: Grupo Vocal Acorde”, dentro do tema: Gestão de Grupos e Projetos Culturais. O trabalho abordou a vivência do aluno como produtor do grupo, levantando tanto problemas que ele encontrou dentro do grupo, como sugestões do que deveria ser feito para desfazê-los. Os outros quatro trabalhos apresentados foram incluídos no eixo 3, Produção Cultural, no entanto os temas são variados.
Tendo como tema: Produção Cultural e Música, o grupo composto por Larissa Sales, Emanuella Calado e Celso Filho, realizaram uma belíssima apresentação do trabalho “Produção do Cenário do Rock Independente de Natal”. O trabalho busca justificar a atuação de bandas de rock independentes no cenário cultural da cidade do Natal. Géssica de Castro, aluna concluinte do curso de Produção Cultural, apresentou dentro do tema: Produção Cultural, Mídia, Marketing e Divulgação, um trabalho que surgiu a partir do seu trabalho de conclusão de curso. “O uso das mídias sociais no cenário cultural da Ribeira: uma análise do Circuito Cultural Ribeira”, como o próprio nome diz é uma análise da atuação das mídias sociais dentro do movimento do Circuito Ribeira na cidade do Natal.
Atuação Profissional na Produção Cultural foi o tema abordado pro Diego Queiroz, aluno do quinto período de Produção Cultural. “Beco da Cultura Ruy Pereira e o Ofício de Aprendiz de Produtor Cultural”, que fala sobre o potencial do espaço e a sua utilização do espaço como um laboratório para experimentar o que foi aprendido durante o curso.
Carla Mariane, terceiro período de Produção Cultural, apresentou um estudo de caso sobre o “Feminan: relato de um processo criativo dentro do curso de Produção Cutlural”, onde a mesma falou um pouco sobre a sua experiência durante a construção de uma apresentação teatral montada como atividade da matéria Fundamentos do Teatro. Questionada sobre a importância do evento a aluna nos conta que é uma “ótima experiência, uma forma de mostrar o que está sendo produzido dentro do Instituto para um público externo”.