INTERNACIONALIZAÇÃO
Aluno do Campus Cidade Alta inicia intercâmbio na Colômbia
João de Oliveira foi um entre os cinco estudantes aprovados no edital de mobilidade internacional do IFRN
Publicada em 09/02/2023 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
João Oliveira, estudante do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN está entre os cinco selecionados para participar de um intercâmbio educacional na Universidad Pedagogica Nacional (UPN), na Colômbia. Para ser um dos escolhidos, o estudante se inscreveu no processo seletivo de mobilidade internacional discente, que faz parte da ação "Passaporte IFRN", programa que visa o intercâmbio de estudantes do IFRN, em universidades estrangeiras para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os alunos selecionados receberam uma bolsa de 20 mil reais para arcar com a viagem e estadia, que tem previsão de seis meses (um semestre) de estudos. Os estudantes estão divididos entre três países participantes da mobilidade, Colômbia, Uruguai e Equador.
6 meses de estudos na Colômbia
Com 22 anos, João Antônio Nunes de Oliveira está no seu sexto ano de Gestão Desportiva e de Lazer. Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, o estudante tem como objetivo trabalhar na área da saúde, mas se interessou pelo curso de Gestão Desportiva e de Lazer como complementação para o curso de Educação Física, sua primeira escolha. "Minha paixão pela musculação e pelo estilo de vida ativo contribuíram para meu interesse", explica o discente.
O estudante sempre teve o desejo de aprender outras línguas e, quando o edital de mobilidade internacional foi anunciado, ele não perdeu a oportunidade e se inscreveu. Além de João, outros cinco alunos de diversos campi do IFRN receberam suas aprovações de intercâmbio. “Quando o resultado saiu, fiquei extremamente feliz e compartilhei imediatamente com minha irmã, que sempre me incentivou nos estudos e apoiou minhas escolhas. Depois de receber a notícia, era hora de me preparar psicologicamente para passar alguns meses longe de todas as pessoas que conheço e amo”.
João conta que se sente emocionado com a possibilidade de conhecer novas pessoas, culturas e línguas. Embora ainda tenha algumas dificuldades com o espanhol, o estudante conta que está animado para aprimorar suas habilidades e expandir seus horizontes. A data de retorno ao Brasil é 18 de junho, quando voltará para o Campus Natal-Cidade Alta para finalizar o curso de Gestão Desportiva e de Lazer. O estudante acredita que o intercâmbio irá proporcionar a chance dele compartilhar a experiência adquirida na Colômbia com seus colegas e amigos do curso em Gestão Desportiva e de Lazer quando voltar ao Brasil. “Acredito que o objetivo do intercâmbio é buscar novos conhecimentos e compartilhá-los com outras pessoas” Finaliza.
Acesse:
Edital Nº 6/2022 - Aseri/Proex/RE/IFRN mobilidade internacional discente - UPN - Colômbia
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores