A arte da reciclagem é tema da exposição texturas

Publicada em 13/04/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O curso de extensão de Papel Artesanal e Cartonagem oferecido gratuitamente pelo IFRN tem a reciclagem de papel como foco principal, e apresenta a partir do dia 13 de abril, na Galeria de Arte do campus Cidade Alta, a exposição "Texturas" com trabalhos resultantes de alunos da primeira turma do curso. O período de visitação segue até 01 de maio, das 9h às 20h, no IFRN Cidade Alta.

Dentre os diversos cursos de extensão gratuitos oferecidos, este merece uma atenção redobrada, principalmente daqueles que acreditam que é possível fazer arte com o que a maioria considera lixo. Arte e ecologia se fundem, dando origem a peças simples, exclusivas e de bom gosto.

Com a pesquisa e capacitação para a produção do papel e seus derivados, o aluno desenvolve a habilidade de transformar o papel em objetos artísticos e comerciais tais como: cardápios, cadernetas, cartão de visita, cartão com envelope, crachás, envelopes, etiquetas, marcadores, lápis, luminárias, pastas, porta-retratos, quadros, rótulos, entre outros.

Recentemente luminárias confeccionadas pelos alunos foram encomendadas por uma loja de decoração da cidade. Dessa forma, o Instituto Federal além de cumprir seu papel sócio-ambiental, dá aos alunos a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

ARTE & ECOLOGIA
O curso de Papel Artesanal e Cartonagem, ministrado pelo artista plástico Novenil Barros tem duração de oito meses e propõe a integração entre arte e ecologia ressaltando o respeito ao meio ambiente, a preservação deste e a reutilização de materiais recicláveis, dando-lhes uma nova roupagem e utilidade através da arte.

A oficina de Papel Artesanal propõe-se a identificar as possibilidades de utilização do papel reciclado artesanal na linguagem contemporânea e incentivar propostas de criação de bens culturais e comerciais a partir dessa matéria prima tão rica.

A Cartonagem compreende a pesquisa, capacitação e a produção de artefatos artísticos através do desenho, da pintura, instalações e objetos destinados a mostras e exposições comerciais. A divulgação da produção potiguar enfatizando a relação do ser humano com a natureza. Utiliza em suas produções os papéis artesanais produzidos pela oficina de Papel Artesanal.

Veja fotos da exposição

Exposição Texturas