Vencedores de Olimpíada de História entregam prêmio à biblioteca

Instituto teve três equipes vencedoras na competição nacional

Publicada em 22/12/2009 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte esteve entre os grandes vencedores da Olimpíada Nacional em História do Brasil, cuja final aconteceu no dia 13, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Os alunos e professores vencedores ganharam medalhas e trouxeram para o Instituto diversos livros de história do Brasil para a Biblioteca Sebastião Fernandes, além de duas assinaturas anuais da Revista de História, editada pela Biblioteca Nacional.

Os prêmios foram entregues na manhã desta terça-feira, 22, pelo professor Francisco Carlos, que coordenou duas equipes medalhistas: a Potiguares (medalha de ouro) e a Ignis Divine (medalha de prata). O professor Eduardo Matos Lopes, que coordenou outra equipe medalhista de ouro (Informados) deve entregar seus prêmios nesta quarta, dia 23.

A premiação foi ofertada pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp e a entrega aconteceu somente hoje porque os professores que venceram as etapas regionais participaram de um curso de capacitação. O representante do IFRN neste curso foi o professor Francisco Carlos.

Equipes vencedoras

Das três equipes participantes, duas foram ouro e uma prata, num universo de 300 equipes na final e quase quatro mil inscritas no início da Olimpíada.

As equipes que ficaram com o ouro foram a Informados, orientada pelo professor Eduardo Matos Lopes, e a Potiguares, que teve a orientação do professor Francisco Carlos, responsável também pela preparação da equipe Ignis Divine, medalhista de prata.  “Ficamos muito alegres e orgulhosos de representar o IFRN, principalmente quando nos chamaram para receber a premiação”, disse o professor Eduardo.

“Nosso papel foi importante e representativo porque das 15 equipes medalhistas de ouro na olimpíada, quatro são do Nordeste, e destas, duas são do IFRN. Entre os 25 medalhistas de prata, apenas três são nordestinas, e destas uma é do Rio Grande do Norte”, completa Francisco Carlos.

Composição das equipes (foto)

•    Informados (Ouro), composta pelos estudantes do 4º ano do curso técnico em informática, Anderson Dias Viana, Frankswell Soares e Jocekleyton Ramalho. Orientador: Eduardo Matos Lopes

•    Potiguares (Ouro), composta por Ana Beatriz Andrade de Oliveira, Victor Jorge Silva (eletrotécnica) e Delano Augusto Lucena de Medeiros (geologia e mineração). Orientador: Francisco Carlos

•    e Ignis divine (Prata), formada pelos alunos Elias Jeferson de Melo Silva, Nayara Oliveira da Silva e Valéria Ferreira de Medeiros, todos estudantes de edificações. Orientador: Francisco Carlos

A Olimpíada Nacional de História do Brasil é uma competição disputada por alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o país.  Cada equipe é composta de, no máximo, três estudantes.  Eles participam de cinco fases online e uma fase final presencial, na qual  a Unicamp selecionou as 300 melhores equipes, entre as quase quatro mil inscritas.