Prêmio Ideia Inova

"Utilização da água do ar condicionado dentro do IFRN" concorre ao Prêmio Ideia Inova

O projeto é desenvolvido por alunos do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Edificações

Publicada em 24/02/2015 Atualizada há 12 meses

Foto: Catarina Freitas

O Projeto “Utilização da água do ar condicionado dentro do IFRN” é mais um concorrente ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova. Os responsáveis pelo seu desenvolvimento são os alunos do Curso Técnico Integrado em Edificações: Jaciara Alves; Fernanda Souza, Ismara Galdino e Gustavo Borba, sob a orientação do professor Liznando Fernades.

O trabalho, que já foi exposto na EXPOTEC no ano de 2014, foi criado baseando-se na sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos, ações necessárias na atual situação de degradação da natureza, segundo o grupo.

De acordo com os estudantes, a água residual proveniente dos ares-condicionados do Campus Natal Central é desperdiçada, sendo direcionada para esgoto ou para os próprios corredores da instituição. Essa situação pode acarretar na proliferação de focos de dengue, acidentes, ou contaminações. Dessa forma, o projeto preocupa-se em proporcionar um destino correto para essa água, através da sua reutilização.

O sistema de tubulação utilizado para o projeto seria o mesmo existente na escola, mudando apenas o direcionamento do destino final da água, que seria armazenada em um reservatório. Após o armazenamento, a água poderia ser utilizada para irrigação por gotejamento, lavagem de banheiro, entre outras funções.

As vantagens do projeto são diversas. Além da economia financeira, devido à diminuição de desperdício e reutilização da água, há a facilidade de instalação, uma vez que os materiais necessários existem no próprio sistema de tubulação do Instituto. Por fim, a proposta dos alunos possibilita a diminuição dos impactos ambientais dentro do Campus.

O I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova tem como objetivo selecionar ideias de produtos, processos ou serviços inovadores para estimular a cultura do empreendedorismo inovador que tragam melhorias para o ambiente escolar ou para a sociedade. A premiação final acontece nesta quinta-feira, 26 de fevereiro.