Esporte

Água que lava a alma: foco, técnica e treino classificam alunos do CNAT para o "Gymnasiades 2022"

Secos ou molhados, atletas se preparam para a seletiva que será de 28 a 31 de março, em Aracaju

Publicada em 17/03/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto cedida pela aluna Cecília Santiago

Por Romana Alves

A cada braçada, um novo passo. Braços, mãos, pernas, pés, pulmão, todos coordenados numa espécie de balé sincronizado. Um balé diferente, silencioso, em que o tempo é a música que rege a coreografia. Nessa dança molhada, cada movimento leva consigo respiração, equilíbrio, perseverança e foco. Técnica que faz parecer fácil aos olhos de quem não vê as horas intensas de treinos no azul do palco.

E assim, com dedicação e preparo, os alunos Júlia Mauad do 1° ano, Cecília Santiago do 4° ano, ambas do curso de Edificações, e Marllus Santiago, do 3° ano, de Eletrotécnica, do Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN se classificaram para a competição Gymnasiades e participarão da seletiva, em Aracaju/SE. Esta fase, que será de 28 a 31 de março, antecederá a final, na França.

O Gymnasiades é uma competição escolar que reúne equipes de alunos, de escolas públicas e privadas do Ensino  Médio, de mais de 100 países, a cada dois anos. Em 2022, a competição, em sua fase final, ocorrerá na França, de 14 a 22 de Maio. Os jogos visam incentivar, entre os estudantes, o espírito de equipe, cooperação, amizade e disciplina, através da prática desportiva.

Podem participar da "Seletiva Nacional Gymnasiades Escolar 2022" os alunos atletas nascidos nos anos de 2004, 2005 e 2006, desde que estejam regularmente matriculados em cursos do Ensino Médio, em uma única instituição de ensino. A instituição na qual o atleta representante estuda deverá estar filiada à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

A seletiva para o Gymnasiades, que é promovida pela CBDE, conta com 5184 participantes, sendo 4374 atletas, 621 técnicos e 189 chefes de delegação. São competidores dos 26 estados, mais o Distrito Federal, que concorrerão entre si em muitas modalidades esportivas, dentre as quais: atletismo, ginástica artística, tênis de mesa, judô, wushu, xadrez, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, taekwondo, basquete 3×3 e wrestling. As competições acontecerão no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira e no Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes.

Segundo Cecília Melissa Santiago, uma das alunas classificadas para a próxima seletiva, a preparação teve seus obstáculos, mas houve foco no tipo de prova, o que favoreceu o resultado. De acordo com a aluna, que vai concorrer nos 100m borboleta, 200m borboleta e 200m medley, trata-se de uma competição de grande relevância: "É um campeonato muito importante, porque é uma oportunidade de representar o CNAT e o Rio Grande do Norte em uma competição de nível nacional, ainda mais depois de tanto tempo parada devido à pandemia". A aluna e seu irmão Marllus Santiago estavam se preparando com o professor Gladson Soares, na piscina do Corpo de Bombeiros, e tiveram o auxílio do professor Paulo Ricarde, do Campus  Natal-Central, na parte burocrática da competição. De acordo com o aluno Marllus Santiago, "É muito gratificante se classificar para uma competição a nível nacional, porque é uma forma de perceber que os meus esforços estão sendo recompensados". Segundo o estudante, a preparação dele será focada nas provas que vai nadar, exatamente para melhorar suas marcas. Marllus vai competir nos 200m livre, 200 medley e 400m livre.

Outra aluna classificada para a próxima etapa da fase brasileira foi a atleta Júlia Helena Mauad, do curso de Edificações, e segundo ela, o grande desafio é o que está por vir: "Participar de uma competição de nível mundial é o sonho de muitos atletas e a Seletiva Nacional Gymnasiades Escolar é a oportunidade de conquistar esse marco. Eu, juntamente com Cecília e Marllus Santiago iremos representar o IFRN Natal-Central nessa chance na modalidade de natação, competindo individualmente cada um em 3 provas. Já participei de outras competições nacionais, portanto já esperava a classificação para a fase de Aracaju. O desafio mesmo é se classificar para o mundial e venho treinando justamente para isso, faço parte da equipe do Aeroclube, com o auxílio do técnico João Carlos. Treino na piscina, de segunda a sábado, e dobro o treino duas vezes na semana, além de ir à academia para um melhor preparo físico de segunda a sexta", explicou a atleta.

E assim, de braçada em braçada, como a água, cada um dos atletas classificados segue seu curso, lavando a alma de todos do Campus Natal-Central do IFRN que eles representam.

extensao