Traçadas ações de combate à Influenza A (H1N1)

Setor médico e de limpeza do Campus já iniciaram prevenção

Publicada em 25/08/2009 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O setor médico e de limpeza do Campus Natal-Central já está implementando ações de combate ao vírus H1N1 dentro do Instituto Federal. A medida é uma tentativa de evitar a circulação do agente causador da Influenza “A” no IFRN. Segundo o diretor, prof. Enilson Araújo Pereira, o setor médico está apto a encaminhar procedimentos para qualquer caso de gripe.

Nesta primeira semana de aulas do segundo semestre letivo de 2009, são quatro médicos do IFRN realizando palestras sobre a doença para os alunos novatos e veteranos. Os servidores terceirizados que fazem a limpeza do campus também foram orientados a fazer a higienização dos ambientes, cestos de lixo e banheiros.

Diversos cartazes e banners foram distribuídos, e já estão à disposição dos usuários mais papel-toalha e sabão líquido nos banheiros e vestiários. Os servidores terceirizados trabalham, inclusive, utilizando Equipamentos de Proteção Individuais, os EPI’s. Com estes aparelhos, os funcionários fazem, por exemplo, a limpeza dos filtros de condicionadores de ar.

O prof. Enilson acrescentou que será feita também a limpeza nos equipamentos de uso individual, como teclados de computador, maçanetas de portas e aparelhos de telefone, de forma a evitar contato com superfícies e ambientes contaminados, locais onde o vírus sobrevive. “É importante manter ações permanentes já que o vírus é uma realidade hoje em dia e temos que evitar as contaminações”, frisa o diretor, garantindo que aquecedores de mãos a vapor e álcool em gel só não estão disponíveis ainda porque estão em falta no mercado.

Casos de Influenza A (H1N1) no RN

As medidas tomadas pela direção-geral do Campus Natal-Central pretendem evitar que a população que circula diariamente no IFRN sofra com o problema provocado pela Influenza A H1N1. Atualmente a Secretaria Estadual de Saúde notificou 34 casos da nova forma de gripe e uma morte no Rio Grande do Norte. Há outros 30 exames aguardando resultados.

População que circula no campus

O público que frequenta diariamente o Campus Natal-Central gira em torno de oito mil pessoas. Deste total, cinco mil são alunos regulares dos cursos técnicos, subsequentes e superiores, dois mil são estudantes dos cursos de idiomas, 800 são servidores, 200 são funcionários de empresas terceirizadas e visitantes. “É um público considerável”, frisou Enilson. “É importante que os servidores mantenham os ambientes ventilados o maior tempo possível, especialmente antes de ligar aparelhos condicionadores de ar”.

Se você tem dúvidas com relação à Influenza A (H1N1), clique aqui.

Mais informações ligue para: (84) 4005-2657.