Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mostra de Teatro

Terceiro dia da Mostra de Teatro aborda temas sociais

Companhias trazem obras de grandes nomes da literatura brasileira

Publicada em 02/09/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O terceiro dia da Mostra de Teatro 2015.1 chega homenageando Chico Buarque e Nelson Rodrigues. As companhias teatrais Catarse, Cosmopolitas e Libertinos fazem suas apresentações nesta quinta-feira, dia 03, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, utilizando as obras dos autores para abordar temas com mensagens sociais.

Para abrir a noite, os alunos do 2º ano de Geologia (Cia Catarse) sobem ao palco às 17h, com uma adaptação livre e misteriosa de “Senhora dos Afogados”, do jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues.

Já às 18h é a vez dos estudantes de Controle Ambiental (Cia Cosmopolitas) apresentarem ao público o espetáculo “Ópera do Malandro” (de Chico Buarque), que se passa na década de 40 e aborda a influência da Segunda Guerra Mundial no cotidiano dos brasileiros. “A peça faz uma forte crítica à sociedade da época, que era carregada de preconceitos, contra as classes sociais ou às mulheres que vendiam seus corpos”, observa a aluna Ana Katarina. 

Ana ainda afirma que a montagem também vai abordar o feminismo e o preconceito com travestis. “Nosso espetáculo, apesar de ser comédia, tem cunho social. Queremos enfatizar que, mesmo hoje, após 70 anos, a nossa sociedade ainda é preconceituosa e vive as mesmas problemáticas daquela época. E nosso principal objetivo é que os espectadores percebam isso, sintam isso”. 

Para Carol Augusta, produtora da companhia, é gratificante “ver os colegas tímidos darem show no palco, se revelando grandes atores. E não é só isso... A nossa relação com todos os colegas e, até mesmo, com as outras companhias, melhorou muito, somos unidos e ajudamos uns aos outros”, disse. 

Bruno Di Luca, aluno de Edificações e membro da Cia Libertinos, que também traz um texto de Nelson Rodrigues com a peça "Bonitinha, mas ordinária”, às 19h, observa os ensinamentos que a disciplina de Arte III traz para o relacionamento interpessoal. “Os grupinhos que existiam na nossa sala foram dissolvidos. Hoje nossa turma é unida, todos se falam; vivemos em harmonia”, finaliza Di Luca. 

A Mostra de Teatro do Campus Natal Central vai até sexta-feira, dia 04, no Auditório, e, no dia 08, no Bosque Professor Nivaldo Calixto. Para saber mais sobre as companhias, acesse as fan pages:
Senhora dos Afogados
Ópera do Malandro
Bonita, mas ordinária

 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas