SUSTENTABILIDADE
'Sua tampinha, sua vitória': Campus Natal-Central lança campanha sustentável para os Jogos Internos 2024
Regulamento da campanha será disponibilizado nos próximos dias
Publicada por Davi Silva em 18/11/2024 ― Atualizada há 2 semanas
O Campus Natal-Central do IFRN deu início à campanha “EcoAtletas: sua tampinha, sua vitória”, uma iniciativa que une sustentabilidade e engajamento comunitário. A proposta é arrecadar tampinhas plásticas para a fabricação de medalhas sustentáveis, que serão utilizadas nos Jogos Internos do campus, além de promover a conscientização ambiental entre os estudantes e a comunidade.
A campanha acontece em parceria com a Precious Plastic Reciclamar, startup incubada na Incubadora Tecnológica Natal-Central (ITNC). A empresa será a responsável por orientar o processamento das tampinhas e a produção das medalhas.
Segundo a professora Sheyla Lucena, que é a mentora acadêmica do Reciclamar, a iniciativa começou como uma projeto extensionista coordenado por ela. "Ele iniciou em 2021 como projeto de extensão, aprovado em edital da Diretoria de Extensão. No ano seguinte, ele foi aprovado em um segundo edital e em 2023 também conseguimos a aprovação. Em dezembro de 2023, já no final do ano, ele passou a ser uma empresa incubada na ITNC. Ele concorreu a um edital e foi aprovado", ela conta.
A campanha "EcoAtletas" prevê uma série de atividades que ultrapassam a coleta de tampinhas, como a ministração de palestras, exibição de vídeos explicativos e infográficos sobre o impacto ambiental do plástico, ampliando o alcance da conscientização.
Os estudantes contarão com a instalação de pontos estratégicos de coleta em locais visíveis e de fácil acesso, como a cantina, biblioteca, blocos de aula e outros espaços. A campanha busca incentivar e facilitar a participação de todos, transformando resíduos plásticos em prêmios simbólicos e sustentáveis. Afinal, cada tampinha descartada é uma oportunidade perdida.
Para estimular o engajamento, está sendo desenvolvido um sistema de pontuação que permitirá uma competição saudável entre turmas e cursos. Todos esses detalhes serão fornecidos com a publicação do regulamento, que deve acontecer nos próximos dias.
A professora Sheyla convida os alunos a participarem em peso da campanha, onde todos os lados saem ganhando. "Gostaria de convocar, todos os EcoAtletas a participarem da nossa campanha de arrecadação de tampinhas. Cada tampinha arrecadada será contabilizada por diretoria, e além de serem utilizadas para produção das medalhas sustentáveis, a diretoria que arrecadar mais tampinhas (limpas e separadas por cores), vai ganhar uma premiação surpresa no dia da abertura dos jogos!", promete.
O estudante Joaquim Almir, que está no 2º ano do curso técnico integrado em eletrotécnica, elogiou a característica ecológica da iniciativa. "A beleza da ideia está muito além da pontuação durante os jogos, que também tem sua importância. Mas vejo que cada tampinha doada representa também a força da união e reafirma o nosso compromisso com a natureza, com nossa comunidade e com aqueles que amamos. Que possamos doar e fazer essa corrente ecoar por todos os lugares do nosso campus!", declarou.
A culminância da campanha ocorrerá no dia 12 de dezembro, na abertura dos Jogos Internos, quando os resultados serão apresentados e a pesagem oficial do material coletado será realizada - bem como a divulgação dos resultados.
- Palavras-chave:
- Medalhas Jogos Internos