Mostra de Teatro
Sinestesia e Desnorteados encerram a Mostra de Teatro 2014.2
“O Santo Inquérito” e “O Bem Amado” sobem no palco no último dia de espetáculos, nesta sexta-feira, dia 13
Publicada em 13/03/2015 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:15

Depois de três dias de casa lotada, o Auditório Pedro Silveiro e Sá Leitão recebe os espetáculos “O Santo Inquérito” da companhia Sinestesia, e “O Bem Amado” da companhia Desnorteados, para encerrar a Mostra de Teatro 2014.2, nesta sexta-feira, dia 13.
As equipes são formadas por alunos de Mecânica e Administração que estudam Artes III – Artes Cênicas. De acordo com Ângelo Leite, estudante de Mecânica e produtor da companhia Sinestesia, montar o espetáculo “O Santo Inquérito” foi uma tarefa desafiadora, em que tiveram que realizar diversas adaptações, desde texto e figurino a cenário e cenas. “Acabamos de mudar uma cena a poucos minutos da apresentação. O mais legal de todo aprendizado foi o improviso, o teatro nos proporciona isso. E vamos levar para nossa vida, aprendendo sempre a improvisar. Além de tudo, nossa peça é um drama, que exige que seja colocada nossa emoção, para que o público vivencie a história que está sendo contada no palco”, afirma o produtor.
Já o produtor de “O Bem-Amado”, Anderson Sales, observa que a companhia escolheu a peça por excitar uma crítica ao atual cenário político brasileiro. “Queríamos fazer uma comedia, algo que fizesse as pessoas rirem e, ao mesmo tempo, pensarem na realidade atual da política brasileira. Encontramos nosso objetivo na figura de Odorico, que é um político corrupto, cheio de artimanhas”, diz Sales.
Para a espectadora e aluna do segundo ano de Mineração, Marcela Souza, que acompanhou dois dias da Mostra de Teatro, os espetáculos apresentados conseguiram variar os temas. “Gostei muito das peças que assisti, elas estão originais. As companhias pensaram em temas que fugissem do lúdico, fazendo com que o público presente adquirisse conhecimento sobre momentos da nossa história, como “Roda Viva” e “A História é uma Istória” que fez uma crítica sobre política e manipulação da televisão”, ressalta a estudante na fila para assistir os espetáculos de hoje.
A professora Marinalva Moura, que orienta as duas turmas, já faz uma avaliação positiva da Mostra de Teatro, que, segundo ela, os alunos têm tido um crescimento significativo, apresentando trabalhos “bem finalizados, sempre desejando fazer essa experiência transformadora”, ressalta a orientadora, a qual ainda afirma que o objetivo da disciplina vem sendo alcançado. “Tivemos cada vez mais procura por ingressos, em que os próprios alunos estão assistindo aos espetáculos das outras turmas, torcendo pelo sucesso e o crescimento do próximo”, observa Moura finalizando: “Nosso objetivo não é formar atores, artistas, é formar humanos”.