Exame Biomédico

Setor de Saúde solicita carteira de vacinação dos alunos novatos

Documento é necessário para a realização do exame biomédico

Publicada em 16/03/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A qualidade de vida está diretamente relacionada à saúde, condição que é reconhecida como o recurso mais importante para o desenvolvimento humano nas mais diversas áreas do conhecimento. Diante desse contexto, a abertura do ano letivo, assim como todo o mês de março, será marcado pelo exame biomédico.

Os novos estudantes do Campus Natal-Central do IFRN terão suas condições de saúde avaliadas, durante esse exame, para assim receberem posteriores encaminhamentos e orientações da equipe de saúde. Para realizar o exame, que é feito com horário previamente marcado em parceria com as diretorias acadêmicas de cada curso, os alunos devem trazer a carteira de identidade e de vacinação.

De acordo com os resultados, poderão ser avaliados, por exemplo, riscos para doenças relacionadas ao sobrepeso, à pressão arterial elevada, à glicemia alta, dentro outros fatores. Também fazem parte do procedimento, avaliações que se referem à saúde bucal e à verificação do calendário vacinal. As informações de saúde de cada estudante passam a integrar o seu histórico, que fica registrado no SUAP para servir de fonte e suporte aos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais responsáveis por essa área na escola.

Em abril, vai ser assinada uma Portaria do Ministério recomendando às escolas a verificação da carteira vacinal de seus estudantes, orientação essa que já é uma realidade colocada em prática pelo Setor de Saúde dos Campi do IFRN.