Saúde
Setor de Saúde do CNAT divulga cuidados para prevenir infecções respiratórias
As medidas são tomadas em estabelecimentos de ensino
Publicada em 10/10/2014 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:10

O Setor de Saúde do Campus Natal Central divulga os cuidados necessários para prevenção de infecções respiratórias em estabelecimentos de ensino. Abaixo segue uma lista das recomendações:
1) Manter os ambientes ventilados:
Manter salas de aulas, refeitórios, auditórios, sanitários e outros ambientes com boa ventilação.
2) Evitar aglomeração de alunos em ambientes com ventilação restrita.
3) Lavagem rigorosa das mãos:
Profissionais e alunos devem lavar as mãos com frequência, usando água e sabonete
líquido, principalmente depois de tossir, espirrar, assoar o nariz / higiene nasal, ir ao banheiro e antes das refeições. Em locais onde não há água e sabonete prontamente disponíveis, é também efetiva a fricção das mãos com álcool 70% (líquido, glicerinado ou gel).
3.1) Lavagem das mãos pelos funcionários e alunos:
- Ao chegarem ao estabelecimento;
- Ao usarem os banheiros;
- Quando fizerem a higiene nasal de si mesmos;
- Após tossir, espirrar ou assoar o nariz;
- Após procederem qualquer atividade de limpeza;
-Antes das refeições e merendas.
MÃOS LIMPAS SALVAM VIDAS!
4) Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis, descartando-os após o uso. Caso não haja lenço ou toalha de papel disponível, é preferível usar a parte superior do membro superior, do que fazê-lo com as mãos, por meio das quais os germes são facilmente transferidos para outras pessoas ou para o ambiente.
5) Não compartilhar copos, canudos, toalhas, talheres, alimentos, maquiagem e protetores labiais.
6) Evitar tocar nariz, boca e olhos, após contato com superfícies com maior risco de contaminação, tais como: corrimãos, superfícies de ônibus, trincos de portas, teclados de computadores, etc, pois os agentes de infecções respiratórias penetram o organismo pelas vias respiratórias. Se necessário tocar nariz, boca e olhos, higienizar as mãos antes.
7) Intensificar a higienização de objetos de uso coletivo, computadores, trocadores e
maçanetas.
8) Procurar assistência médica se febre (temperatura > 38 ° C) + tosse e/ou dor na garganta.
9) Tentem se alimentar com uma dieta equilibrada. Uma boa nutrição é importante para ajudar o corpo humano a resistir às infecções. Consuma alimentos de todos os grupos alimentares, pois isso fará bem a sua saúde de uma maneira geral.
10) Procurem manter uma boa noite de sono, evitem ficar acordados até madrugada sem necessidade (ex: ficar em computador e celulares, usando redes sociais).
11) Tomem bastante líquido, 6 a 8 copos de água por dia, exceto quando existirem contra-indicações médicas.
12) Existem vacinas para gripe e contra coqueluche disponíveis nas redes privadas de saúde para adolescentes e adultos (PAPI, AMI, INFANS, BIOS, etc) e em casos específicos, com indicação médica, na rede pública de saúde.
13) NÃO FUME!
14) Ambientes com ar condicionado: os filtros devem ser limpos com regularidade a ser definida pelo técnico em manutenção, evite deixar temperaturas muito frias e pode ser colocado uma bacia com água nesse ambiente para aumentar umidade do local. O ar seco pode piorar o funcionamento do sistema respiratório.